Em uma posição privilegiada após emplacar vários sucessos, culminando com as 25 milhões de cópias de Elden Ring, a FromSoftware quer ser uma produtora onde seus funcionários se sintam tranquilos para criar, sem correr o risco de serem demitidos e menos ainda do estúdio fechar. Isso é o que garante Hidetaka Miyazaki por “milhões de anos” ou até quando ele for o líder do estúdio.
Instigado pelo site PC Gamer a comentar sobre a situação de muitas produtoras ao redor do mundo, que desde o ano passado têm sofrido com demissões em massa ou, no pior dos casos, encerramento de suas atividades, Miyazaki comentou que se inspira na postura do saudoso Satoru Iwata da Nintendo, que priorizava a estabilidade dos funcionários da Nintendo em seus empregos.
“Falando comigo mesmo e com esta empresa, quero dizer que isso não é algo que eu desejaria para a equipe da FromSoftware em um milhão de anos”, disse Miyazaki ao responder sobre as demissões e fechamentos de estúdios. “Tenho certeza de que nossa controladora, Kadokawa, entende isso e compartilha dessa visão”.
“Acho que foi o antigo ex-presidente da Nintendo, Iwata-san, quem disse que ‘as pessoas que têm medo de perder o emprego têm medo de fazer coisas boas’. Estou parafraseando isso, mas compartilho totalmente dessa visão”, acrescentou Miyazaki.
A Kadokawa Corporation é a principal acionista e controladora da FromSoftware, que também tem a Sony e a Tencent no hall de investidores. A empresa, que também atua no ramo editorial com revistas e livros, teve receitas de cerca de US$ 1,65 bilhão em seu último ano fiscal.
Curiosamente, a Nintendo, Capcom e FromSoftware estão em situação diametralmente oposta a muitas grandes produtoras ocidentais e nos últimos anos lançaram vários jogos de sucesso, que permitiram não apenas evitar demissões como aumentar suas equipes e os salários.
“Acho que o pessoal da Kadokawa, nossa empresa-mãe, entende que tenho essa visão muito fortemente”, continuou o presidente da From. “Embora não possamos dizer 100%, não podemos dizer com total certeza o que o futuro nos reserva para From e Kadokawa – pelo menos enquanto esta empresa for minha responsabilidade, isso é algo que eu não deixaria acontecer, então espero que nossos jogadores e nossos fãs possam ter um pouco de segurança com isso”.