A Sony Interactive Entertainment (SIE) confirmou que o presidente e CEO do PlayStation, Jim Ryan, está deixando o cargo para se aposentar em março de 2024. Ele será substituído interinamente por Hiroki Totoki, atual COO e CFO do Sony Group Corporation, que será promovido a Chairman da SIE a partir de outubro de 2023 e assumirá como CEO da divisão em abril de 2024.
“Totoki trabalhará em estreita colaboração com o presidente e CEO da Sony Group Corporation, Kenichiro Yoshida, e com a equipe de gestão da SIE para ajudar a definir o próximo capítulo do futuro do PlayStation, incluindo a sucessão do cargo de CEO da SIE”, anunciou a Sony em um comunicado nesta quarta-feira.
Jim Ryan liderou a Sony Interactive Entertainment da Europa antes de ser promovido a CEO e presidente global da marca. Em um comunicado anunciando a decisão, Ryan alegou motivos pessoais, dizendo que estava cada vez mais difícil conciliar sua residência com a família na Inglaterra com a rotina de executivo nos Estados Unidos.
“Jim Ryan foi um líder inspirador durante todo o seu período conosco, mas nunca mais do que na supervisão do lançamento do PlayStation 5 em meio à pandemia global de COVID. Essa conquista extraordinária alcançada por toda a equipe da SIE tem sido continuamente desenvolvida e o PlayStation 5 está a caminho de se tornar o console de maior sucesso da SIE até agora. Sou imensamente grato a Jim por todas as suas conquistas. Respeitar a decisão de Jim de encerrar sua longa carreira na Sony me deixa com uma decisão importante em relação à sua sucessão, dada a importância do negócio de jogos e serviços de rede. Discutimos intensamente e determinamos a nova estrutura de gestão. Nosso objetivo é alcançar maior evolução e crescimento do Grupo Sony, trazendo ainda maior sucesso ao negócio de jogos e serviços de rede”, comentou Yoshida.
“Como vocês devem ter visto hoje nas notícias, anunciei minha aposentadoria depois de quase 30 anos na Sony Interactive Entertainment. Não tomei esta decisão levianamente e adoro a SIE e a nossa comunidade, mas ultimamente tenho achado cada vez mais difícil encontrar o equilíbrio certo entre ter a minha casa no Reino Unido e o meu trabalho nos Estados Unidos. Conforme mencionado no comunicado à imprensa, continuarei minha função como Presidente e CEO até março de 2024. A partir de 1º de abril de 2024, Hiroki Totoki será nomeado CEO interino da SIE enquanto continua em sua função atual na Sony Group Corporation”, escreveu Ryan.
“Sinto-me honrado por ter a oportunidade de liderar uma empresa que entrega produtos que tocam milhões de vidas. Desde jogos premiados até conquistas técnicas incrivelmente envolventes proporcionadas pelo PlayStation 5, estou imensamente orgulhoso do que alcançamos e muito otimista quanto ao futuro da Sony Interactive Entertainment”.
“Desde o meu início na Europa, ficou claro que a Sony tinha construído algo verdadeiramente especial. Gerações depois, ainda estou impressionado com o entusiasmo e a paixão da comunidade PlayStation. É graças a vocês que conseguimos continuar inovando e entregando experiências ainda melhores. Desde 1994, gerações de jogadores nos inspiraram a ser melhores, a ultrapassar limites, e os resultados têm sido incríveis. Obrigado do fundo do meu coração”, encerrou o executivo.
—
O CEO e presidente do PlayStation, Jim Ryan, está deixando o cargo, de acordo com duas fontes ouvidas pela Bloomberg News.
A informação foi publicada na noite desta quarta-feira pelo jornalista Jason Schreier, que por enquanto não deu detalhes sobre o caso.
Ryan comanda a divisão PlayStation da Sony desde 2019, tendo sucedido John Kodera, que deixou o cargo em abril daquele ano.
BREAKING: PlayStation boss Jim Ryan is stepping down, two sources tell Bloomberg News.
— Jason Schreier (@jasonschreier) September 27, 2023