Condenado à prisão por uso de informações privilegiadas, o co-criador de Sonic the Hedgehog, Yuji Naka, voltou a se manifestar nas redes sociais no fim de semana, acusando o principal produtor de Dragon Quest, Yu Miyake, de mentir durante seu depoimento no caso.
No ano passado, Naka foi condenado a 30 meses de prisão e a duas multas que totalizavam 173 milhões de ienes (US$ 1,2 milhão), depois de se declarar culpado de usar informações privilegiadas para comprar ações de parceiras da Square Enix.
Desde a condenação, Naka desapareceu das redes sociais, mas no último domingo ele decidiu voltar ao X para comentar a decisão da Square Enix de afastar Yu Miyake da série Dragon Quest.
Além de produzir os principais jogos da série Dragon Quest, Miyake foi diretor executivo de Balan Wonderworld, o fiasco criado por Naka em sua curta parceria com a Square Enix.
Em sua postagem no X, Naka comentou que Miyake mentiu em documentos judiciais, provavelmente relacionados ao julgamento de seu caso envolvendo o uso de informações privilegiadas.
“Finalmente. Eu esperava que ele fosse embora logo, porque ele é o tipo de pessoa que apresentaria uma nota com uma mentira (com provas) a um tribunal. Nunca o conheci, mas o novo presidente [da Square Enix] pode ser uma boa pessoa”, escreveu Naka.
Miyake é diretor do conselho da Square Enix e está na produtora desde 1992. Na semana passada, foi anunciado que ele deixará o cargo de produtor de Dragon Quest para liderar as equipes de jogos para celular da empresa.
Para entender a relação entre Yuji Naka e Yu Miyake, temos que lembrar que a Square Enix contratou o primeiro para formar uma nova unidade, a Balan Company, que teria como jogo de estreia Balan Wonderworld. Este se revelou um fiasco total, terminando precocemente a relação entre Yuji Naka e a Square Enix, que demitiu o produtor antes mesmo do fim do desenvolvimento do projeto devido a múltiplos conflitos internos. Mas o diretor criativo já havia forrado bem os bolsos ao comprar ações da Aiming e da Ateam Entertainment, enquanto os dois estúdios trabalhavam, respectivamente e no maior sigilo, em Dragon Quest Tact e Final Fantasy VII: The First Soldier.
Naka foi preso em dezembro de 2022, condenado pelo crime ao mercado financeiro relacionado a negociações com informações privilegiadas.
スクエニ「ドラクエ」責任者の三宅氏が異動、テコ入れへ #会社四季報オンライン https://t.co/Zt9nXnyfBg
やっとかと言う感じ。裁判に嘘(証拠あり)を書いたメモを提出するような人なので早くいなくなれば良いのにと思ってました。会ったことないですが、新しく社長になった人は良い人かも知れませんね— Yuji Naka / 中 裕司 (@nakayuji) April 7, 2024