O diretor e designer Yuji Horii, criador da série Dragon Quest, foi homenageado com a Ordem do Sol Nascente, uma das maiores honrarias concedidas pelo governo japonês.
Horii, de 71 anos, é o primeiro designer de jogos a receber a honraria, concedida àqueles que se destacam por serviços relevantes prestados ao Estado em diversas áreas, exceto o serviço militar.
“Tenho criado jogos há muito tempo, cerca de 40 anos, mas isso não se deve apenas aos meus próprios esforços, mas sim a toda a equipe que me ajudou a criá-los e aos usuários que sempre me apoiaram. Evoluí muito, fiz muitas coisas e todo o meu trabalho árduo valeu a pena”, disse o designer ao receber a homenagem.
Embora a saga Dragon Quest tenha conquistado novos fãs no ocidente desde Dragon Quest XI de 2017, sua relevância é insignificante se comparada ao nível de adoração demonstrado pelos japoneses desde o primeiro jogo. Assim como aconteceu com Monster Hunter posteriormente, cada lançamento de um jogo da série principal impacta a rotina de todo o país, com trabalhadores de escritório inventando licenças médicas e estudantes do ensino médio matando aula para correr às lojas. Esse sucesso levou à prestigiosa condecoração a Yuji Horii, que está sendo homenageado juntamente com o artista de mangá Go Nagai (Devilman, Cutie Honey, Mazinger Z). Também entre os homenageados estão o compositor Joe Hisaishi (do Studio Ghibli), Charles Aznavour, Olivia Newton-John e Koichi Sugiyama, o falecido compositor de Dragon Quest.
Horii trabalhou em todos os jogos principais da série Dragon Quest desde o original de 1986. Sua empresa Armor Project é coproprietário da franquia juntamente com a Square Enix.
O jogo mais recente da série é Dragon Quest I & II HD-2D Remake, lançado na semana passada para PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 e PC. O remake anterior, Dragon Quest 3 HD-2D Remake, foi o jogo mais vendido no Japão no ano passado, com mais de 820.000 cópias comercializadas apenas na primeira semana.