O criador de Minecraft, Markus “Notch” Persson, anunciou que está criando um sucessor espiritual do jogo que o tornou bilionário.
Pelo X, o desenvolvedor semi-aposentado desde que vendeu Minecraft para a Microsoft revelou que está “apaixonado novamente por fazer jogos” e tem trabalhado em um jogo roguelike misturado com exploração de masmorras em primeira pessoa, no estilo de Legend of Grimrock e Eye of the Beholder. Mas ele também estaria flertando com a ideia de um sucessor espiritual de Minecraft, algo que, em sua opinião, seria “a coisa que as pessoas realmente querem e estão dispostas a me dar, de alguma forma, ainda mais dinheiro”.
Inicialmente, Persson publicou uma enquete para saber se o público preferiria que ele fizesse o jogo original de explorar masmorras ou se deveria dedicar seu tempo a “Minecraft 2”. A segunda opção está vencendo com grande vantagem, portanto a preferência do público foi manifestada de forma clara.
Ciente da demanda do público, o designer escreveu em seguida em resposta a um comentário: “Eu basicamente anunciei Minecraft 2”.
“Pensei que talvez as pessoas REALMENTE queiram que eu faça outro jogo que seja super parecido com o primeiro, e estou adorando trabalhar em jogos novamente”, comentou Persson.
“Não me importo muito com qual jogo eu faço primeiro (ou mesmo se eu faço mais), mas sei que estou fazendo um, então imaginei que estaria absolutamente disposto a dar uma chance honesta na forma de um sucessor espiritual do Minecraft e fazer uma enquete sobre isso. Minhas intenções são ser claro e honesto sobre isso, dizendo que os sucessores espirituais geralmente são meio… você sabe… acabados. Trágicos. As coisas que temo que meu próximo jogo seja de qualquer maneira e tento me esforçar para evitar. Então por que não fazer a coisa que as pessoas QUEREM e estão dispostas a me dar, de alguma forma, AINDA MAIS dinheiro para isso”.
Lembrando que a Microsoft pagou US$ 2,5 bilhões por Minecraft e provavelmente incluiu uma cláusula no negócio que impede Persson de criar um concorrente direto, o designer acrescentou que irá respeitar o trabalho da atual equipe da Mojang e tomar os cuidados para fazer um sucessor espiritual que “que não tente de forma alguma infringir sorrateiramente o trabalho incrível que a equipe da Mojang está fazendo”.
I basically announced minecraft 2.
I thought that maybe people ACTUALLY do want me to make another game that's super similar to the first one, and I'm loving working on games again.
I don't super duper care exactly which game I make first (or even if I make more), but I do know…
— notch (@notch) January 3, 2025