O diretor criativo de Nier, Yoko Taro, afirmou que a inteligência artificial deve acabar com a profissão dos desenvolvedores de jogos em 50 anos.
Falando sobre seu novo jogo, Hundred Line, à revista japonesa Famitsu, Taro abordou o assunto da IA no desenvolvimento de jogos e profetizou: “Também acredito que a IA deixará todos os criadores de jogos desempregados. Em 50 anos, os criadores de jogos podem ser tratados como bardos”.
O misterioso Yoko Taro, que esconde sua identidade atrás de uma máscara, é mais conhecido por Nier: Automata, jogo lançado em 2017 e desenvolvido no PlatinumGames em parceria com a Square Enix.
“Acredito que, em um futuro próximo, passaremos de uma era em que precisamos imitar o estilo dos nossos criadores favoritos para uma era em que poderemos ter nossos cenários favoritos gerados”, comentou o designer japonês. “A IA determinará as preferências dos usuários e gerará habilmente ramificações de rotas que eles gostariam de ler, e os recursos de recomendação continuarão a melhorar”.
Apesar da implicação negativa na forma de desemprego, a IA é vista com otimismo por outros criadores, que vislumbram a possibilidade de tempos de desenvolvimento mais curtos a partir do uso da ferramenta. O diretor de Kingdom Come: Deliverance 2, Daniel Vavra, disse recentemente que espera que a IA possa acelerar o desenvolvimento dos jogos e ajudar profissionais como ele, que estão cansados pelos longos anos de desenvolvimento, mas ainda estão cheios de ideias.
“Tenho muitas ideias sobre o que fazer”, disse Vavra. “O tempo é curto. Realmente me irrita que os jogos demorem tanto para serem feitos, porque tenho mais ideias do que tempo”.
A visão mais otimista é compartilhada pelo CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, que disse recentemente que não só acredita que a IA não irá redundar em desemprego mas poderá empregar mais pessoas, ajudando as produtoras a se tornarem mais eficientes.
“Inteligência artificial é um paradoxo, não existe”, disse Zelnick. “Aprendizado de máquina, máquinas não aprendem. Essas são maneiras convenientes de explicar aos seres humanos o que parece mágica. A questão é que essas são ferramentas digitais e nós as usamos há muito tempo. Não tenho dúvidas de que o que é considerado IA hoje ajudará a tornar nossos negócios mais eficientes e nos ajudará a trabalhar melhor, mas não reduzirá o emprego”.
“Ao contrário, a história da tecnologia digital é que a tecnologia aumenta o emprego, aumenta a produtividade, aumenta o PIB, e acho que é isso que vai acontecer com a IA. Acho que o setor de videogames provavelmente estará na vanguarda, se não na vanguarda, do uso da IA”.