A produtora Pocketpair, produtora de Palworld, respondeu à notícia de que a Nintendo e a The Pokémon Company iniciaram um processo na justiça contra ela, alegando infração de direitos de patente.
O processo, iniciado no Tribunal Distrital de Tóquio na quarta-feira, busca uma liminar contra a violação e compensação por danos relacionados a quebra de patentes da Nintendo e The Pokémon Company.
Em resposta, a Pocketpair disse que irá brigar na justiça para “garantir que os desenvolvedores de jogos independentes não sejam impedidos ou desencorajados de perseguir suas ideias criativas”.
A produtora acrescentou que considera “realmente lamentável que sejamos forçados a alocar um tempo significativo para questões não relacionadas ao desenvolvimento de jogos” devido à ação judicial.
Veja a nota da Pockepair na íntegra:
Sobre a ação judicial
Ontem, uma ação judicial foi movida contra nossa empresa por violação de patente.
Recebemos notificação desta ação judicial e iniciaremos os procedimentos legais e investigações apropriados sobre as alegações de violação de patente.
Neste momento, não temos conhecimento das patentes específicas que somos acusados de infringir, e não fomos notificados de tais detalhes.
A Pocketpair é uma pequena empresa de jogos indie sediada em Tóquio. Nosso objetivo como empresa sempre foi criar jogos divertidos. Continuaremos a perseguir esse objetivo porque sabemos que nossos jogos trazem alegria a milhões de jogadores ao redor do mundo. Palworld foi um sucesso surpreendente este ano, tanto para os jogadores quanto para nós. Ficamos impressionados com a resposta incrível ao jogo e temos trabalhado duro para torná-lo ainda melhor para nossos fãs. Continuaremos aprimorando Palworld e nos esforçaremos para criar um jogo do qual nossos fãs possam se orgulhar.
É realmente lamentável que sejamos forçados a alocar um tempo significativo para questões não relacionadas ao desenvolvimento de jogos devido a este processo. No entanto, faremos o máximo pelos nossos fãs e para garantir que os desenvolvedores de jogos indie não sejam impedidos ou desencorajados de perseguir suas ideias criativas.
Pedimos desculpas aos nossos fãs e apoiadores por qualquer preocupação ou desconforto que esta notícia tenha causado.
Como sempre, obrigado pelo seu apoio contínuo ao Palworld e ao Pocketpair.
Lançado em janeiro no PC e Xbox, Palworld foi um fenômeno repentino de popularidade, a exemplo de outros jogos indie de sucesso como Among Us e Fall Guys. A enorme visibilidade que o jogo alcançou, com mais de 25 milhões de jogadores em um mês, chamou a atenção para seus possíveis problemas de infração de direitos autorais, no caso a semelhança inegável dos monstros do jogo com aqueles da série Pokémon. Aparentemente, a Nintendo considera que o plágio não se restringe ao design dos personagens mas às próprias mecânicas de jogo, que envolvem a captura e desenvolvimento de monstros.