Como Disco Elysium nunca terá sequência devido aos conflitos envolvendo a propriedade intelectual e a equipe de desenvolvimento, os criadores do RPG se separaram para fundar dois estúdios, que irão criar sucessores espirituais.
Coincidência ou não, os dois novos estúdios formados pelos ex-desenvolvedores do estúdio ZA/UM, criador de Disco Elysium, foram anunciados no mesmo dia. O primeiro a se apresentar ao mundo foi o Longdue Games, que reúne cerca de doze ex-funcionários do ZA/UM e tem planos de criar um sucessor espiritual do aclamado RPG.
Logo em seguida, outros 20 ex-membros do ZA/UM anunciaram a formação do Dark Math Games, um estúdio que também tem como primeiro projeto um RPG de detetive chamado XXX Nightshift.
A Longdue Games, que também inclui desenvolvedores vindos da Rockstar, Bungie e Brave At Night, pretende “criar jogos que ressoem emocional e intelectualmente” e tem a missão de “construir uma reputação de entregar qualidade consistentemente, com foco em profundidade e integridade narrativa”.
O primeiro projeto do estúdio foi descrito como um sucessor espiritual de Disco Elysium, que irá “explorar a delicada interação entre o consciente e o subconsciente, o visível e o invisível”.
Já o jogo do Dark Math Games não se apresenta como um sucessor de Disco Elysium, mas parece herdar o mesmo DNA. O estúdio descreve o projeto como “uma profunda experiência de RPG single-player com muitas ferramentas e camadas de jogabilidade”, com “uma dinâmica de companheiro única” que “adiciona mais diversão e oferece diferentes caminhos para resolver casos”.
“O inovador e poderoso sistema de RPG respeita seu tempo e confia em sua inteligência com escolhas sísmicas. Cabe a você decidir como sua história se desenrola — e como ela termina”, explicou o estúdio, que já tem um trailer teaser para compartilhar.