Se depender da vontade dos desenvolvedores, Final Fantasy 9 pode ser o próximo RPG da série a render uma continuação ou, quem sabe, um remake.
Falando com o site RPGsite na ocasião do vigésimo aniversário de Final Fantasy 9, um dos artistas de personagens do jogo, Toshiyuki Itahana, revelou que o nono episódio não é amado apenas pelos fãs, mas também um dos favoritos da equipe da Square Enix.
“Final Fantasy 9 é amado pelos fãs, mas também é muito amado por nós, a equipe de desenvolvimento”, disse Itahana. “Eu ficaria encantado se, respeitando os desejos da equipe de desenvolvimento original, pudesse um dia haver a oportunidade de continuar a história, o que significou muito para todos nós”.
Final Fantasy IX é considerado pelos fãs um dos melhores da série. Itahana acha que a “popularidade duradoura” se deve ao “design e estilo de personagem que muitas pessoas gostaram, bem como ao apelo do mundo fantástico”. O jogo foi um dos últimos a adotar o estilo de fantasia mais clássico de Final Fantasy, com magos, cristais e personagens atarracados.
“Outro motivo é a história. É uma história sobre o significado da vida – que é uma pergunta universal para todos os que vivem neste mundo, inclusive eu. Personagens de diferentes raças e diferentes maneiras de pensar se apóiam, às vezes discordando, pois todos discutem essa questão. Acho que esse tipo de história sempre ressoa”, disse o artista.
Final Fantasy IX foi lançado originalmente em 2000 para o primeiro PlayStation. O jogo é estrelado por Zidane Tribal, que junto com seu grupo rebelde sequestra a Princesa Garnet. Mas a princesa acaba revelando que queria escapar do castelo e então se junta ao grupo em uma missão para derrubar sua mãe, a rainha Brahne de Alexandria.
Versões atualizadas de Final Fantasy IX com gráficos em alta-definição foram lançadas no PC, PlayStation 4, Xbox One, Switch e aparelhos móveis.