O estúdio Crystal Dynamics, que está há vários anos trabalhando em um novo Tomb Raider, anunciou uma nova rodada de demissões que afetou 17 funcionários.
Em seu comunicado oficial, a empresa não entrou em detalhes sobre as razões econômicas por trás dessas demissões, nem especificou quais foram os cargos afetados. “No final das contas, essa decisão foi necessária para alinhar nossas necessidades com o sucesso futuro do estúdio. Essas demissões não refletem as habilidades ou a seriedade das pessoas afetadas. […] A Crystal Dynamics sempre quer expandir os limites dos videogames. Esse desenvolvimento não afeta nossos planos atuais”.
Sem lançar um produto no mercado desde Marvel’s Avengers em 2020 – e sem um sucesso há ainda mais tempo –, fica nítido que o caixa do Crystal Dynamics está secando. Em 2023, o estúdio havia demitido outros 10 funcionários, na ocasião por decisão da Embracer.
De acordo com as últimas notícias, o Crystal Dynamics está dividido em duas equipes, sendo que a principal está trabalhando no próximo capítulo de Tomb Raider, que já revelou sua Lara Croft reformulada e terá como objetivo finalmente preencher a lacuna entre a trilogia moderna e os jogos clássicos. A outra está trabalhando como equipe de apoio ao estúdio The Iniciative na ressurreição de Perfect Dark. Paralelamente, o Crystal Dynamics também colaborou com a Aspyr nas compilações Tomb Raider I-III Remastered, Tomb Raider IV-VI Remastered e Legacy of Kain: Soul Reaver 1 & 2 Remastered.
O novo Tomb Raider ainda não foi revelado e segue sem uma janela de lançamento definida.