A Crystal Dynamics, produtora de Tomb Raider, anunciou mais uma rodada de demissões, a terceira em dois anos.
As demissões foram anunciadas pelo estúdio no LinkedIn, mas os números de funcionários afetados não foram divulgados.
“Hoje, tomamos a difícil decisão de nos despedir de vários de nossos talentosos colegas devido à evolução das condições comerciais. Essa decisão não foi tomada de ânimo leve. No entanto, era necessária para garantir a saúde a longo prazo do nosso estúdio e as principais prioridades criativas em um mercado em constante mudança”, explicou o estúdio.
“Aos afetados, reconhecemos e agradecemos por seu trabalho árduo, talento e paixão. Estamos comprometidos em oferecer todo o suporte e recursos à nossa disposição durante esta transição. Aos nossos times, jogadores e parceiros, agradecemos por seu apoio contínuo enquanto construímos juntos um futuro criativo, sustentável e resiliente. Isso inclui o futuro de Tomb Raider, que permanece inalterado por esta decisão”.
A Crystal Dynamics dez a primeira rodada de demissões setembro de 2023, e na ocasião justificou que a atitude se devia a uma reestruturação interna. No começo de 2025, novas demissões foram feitas, desta vez afetando mais 17 funcionários, resultado de um “alinhamento de necessidades comerciais com o sucesso futuro do estúdio”.
O último Tomb Raider foi lançado em 2018, portanto já há um hiato de sete anos na série. Até hoje, nenhum detalhe sobre o novo Tomb Raider foi dado, a não ser por um acordo de publicação firmado com a Amazon em 2022.
O Crystal Dynamics também estava trabalhando em conjunto com o The Initiative em um novo Perfect Dark, mas este foi cancelado pela Microsoft no mês passado.
No ano passado, o chefe da Amazon Games, Christoph Hartmann, disse que o próximo Tomb Raider estava progredindo bem, apesar das demissões feitas em todo o grupo Embracer, empresa controladora da Crystal Dynamics.