Em meio a turbulências que já duram mais de dois anos, a Crystal Dynamics anunciou mais uma rodada de demissões. Cerca de trinta funcionários estão deixando a empresa, confirmando que a crise continua no estúdio.
Após uma primeira onda de demissões em setembro de 2023 e uma segunda em março de 2024, com 17 funcionários dispensados, a Crystal Dynamics voltou a demitir no início de novembro de 2025. Além do fato de a Embracer, empresa controladora do estúdio, ter passado os últimos dois anos reduzindo seu quadro de funcionários, o cancelamento de Perfect Dark pela Microsoft certamente impactou a equipe, já que a Crystal Dynamics era co-responsável pelo desenvolvimento do jogo.
Em sua página no LinkedIn, a Crystal Dynamics explicou que tomou a decisão de reestruturar suas equipes, resultando na saída de cerca de trinta funcionários. A mensagem agradece calorosamente aos funcionários afetados e promete apoio durante este período difícil.
“Hoje, tomamos a difícil, porém necessária, decisão de reorganizar os estúdios e equipes da Crystal Dynamics. Como resultado, estamos nos despedindo de quase trinta funcionários de vários departamentos e projetos, como parte da reestruturação da empresa e da preparação para a próxima geração. A Crystal agradece profundamente a todos os afetados por seu talento, trabalho árduo e dedicação, que moldaram o estúdio de tantas maneiras. Estamos comprometidos em fornecer a eles todo o apoio e recursos possíveis durante esta transição”.
“Aos nossos jogadores: À medida que as realidades da indústria continuam a evoluir, tivemos que tomar essas decisões difíceis para otimizar o desenvolvimento em andamento do nosso próximo Tomb Raider e preparar o restante do estúdio para criar os jogos do futuro. Agradecemos aos nossos jogadores, colegas e parceiros pelo apoio contínuo durante este período e estamos ansiosos para compartilhar o trabalho excepcional da nossa equipe com o mundo”.
O comunicado ao menos traz um alento para os fãs de Tomb Raider ao informar que o jogo financiado pela Amazon Games segue em desenvolvimento no Crystal Dynamics, aconteça o que acontecer.