A Sony anunciou a aquisição de 2,5% da Bandai Namco, iniciando uma nova “parceria estratégica” que visa principalmente investimentos em animes e mangás.
O acordo prevê a aquisição de 16 milhões de ações da Bandai Namco pela Sony, ou cerca de 2,5% do total de ações emitidas, por aproximadamente 68 bilhões de ienes, cerca de US$ 430 milhões.
Apesar da tradição da Bandai Namco como editora e produtora de jogos, que inclui a publicação do cobiçado Elden Ring, o investimento da Sony visa particularmente as propriedades nos setores de animes e mangás, onde as duas partes prevêem “rápido crescimento de mercado” e oportunidades de expansão.
“Por meio desta aliança comercial e do investimento da Sony na Bandai Namco, como duas das principais empresas japonesas de entretenimento, a Bandai Namco e a Sony se concentrarão em expandir a comunidade de fãs de PIs, como animes e mangás, em todo o mundo e fortalecer o engajamento, particularmente no setor de animes, onde se prevê um rápido crescimento do mercado, ao mesmo tempo em que unem seus pontos fortes para criar experiências novas e emocionantes para os fãs e, como resultado desses esforços, maximizar o valor da PI”, comentaram as empresas em um comunicado conjunto.
Nobuhiko Momoi, vice-presidente executivo da Bandai Namco Holdings Inc., comentou sobre o acordo: “Estamos entusiasmados com o potencial de criar novos entretenimentos combinando os pontos fortes e as capacidades tecnológicas do Grupo Sony em diversos campos do entretenimento com a estratégia de eixo de propriedades intelectuais da Bandai Namco”.
O investimento na Bandai Namco complementa uma série de iniciativas recentes da Sony de estreitar parceiras com grandes editoras de jogos. No ano passado, a fabricante do PlayStation adquiriu uma participação de 10,11% da Kadokawa, gigante japonesa de mídia dona da FromSoftware. Antes disso, a empresa comprou 5% da Devolver Digital, 4,9% da Epic Games e 4,98% da editora de mídia chinesa Bilibili.
A Bandai Namco é proprietária de grandes franquias de jogos como Tekken, Soulcalibur, Pac-Man e Ace Combat, além de atuar como editora dos jogos da FromSoftware. A empresa também detém muitas licenças valiosas nos setores de animes e mangás, como Shonen Jump, Gundam, Kamen Rider, Super Sentai, Sword Art Online e a série Ultra.