Acostumado a longos períodos de desenvolvimento, como na criação de Metal Gear Solid V, Hideo Kojima foi eficiente na produção de Death Stranding e criou todo o jogo em pouco mais de três anos.
Pelo Twitter, o designer japonês publicou uma linha do tempo com alguns marcos do desenvolvimento de Death Stranding. Segundo ele, o jogo existia apenas como uma ideia em sua cabeça em 2016, logo após deixar a Konami. Ainda no final de 2015, ele começou a recrutar para sua nova Kojima Productions, e em janeiro de 2016 partiu em um tour mundial visitando estúdios, em busca de tecnologia que pudesse ser aproveitada no novo jogo que faria.
“Em janeiro de 2016, Death Stranding só existia na minha cabeça. Agora ele se tornou real e pude anunciar a data de lançamento. Agradeço a todos na Guerrilla Games. Eles gentilmente ofereceram seu sistema gráfico que vale como suas vidas”, comentou Kojima antes de publicar a linha do tempo.
O próximo passo em 2016 foi contactar o ator Norman Reedus e convidá-lo para ser o protagonista do jogo. Em seguida ele apresentou o projeto ao ator Mads Mikkelsen por Skype, até que em agosto reuniu o elenco inicial, que também contava com seu amigo Guillermo Del Toro, para capturar as imagens para o primeiro trailer. Em janeiro de 2017, o escritório da Kojima Productions em Tóquio ficou pronto.
Death Stranding será lançado no dia 8 de novembro para o PlayStation 4. Kojima deve publicar os eventos que marcaram os anos de 2017, 2018 e 2019 nos próximos dias.
In Jan 2016, DEATH STRANDING only existed in my brain, now it became to real and was able to announce the release day, thanks to everyone at Guerilla Games. They kindly offer their engine that worth as their life. I never forget that strand. pic.twitter.com/RkV29vqesn
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) June 2, 2019
2015/12/16 established KJP & started recruiting
2016/1 searching for engine
2016/4 making LUDENS CG
2016/5 moved to office
2016/6 announced 1st trailer
2016/7 announced KJP trailer
2016/fall engine decided
2016/12 announced PV by DECIMA had to stop shooting due to SAG strike— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) June 2, 2019
2016/2 met Norman in LA and asked to be the main role
2016/3 did Norman’s scan & P cap in San Diego for the trailer
2016/6 did presentation to Mads on Skype
2016/7 asked Mads to be a part of this project in San Diego
2016/8 did Mads’ scan & P cap for the trailer in UK pic.twitter.com/PEwC27wb1W— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) June 2, 2019
2016/9 did Guillermo’s scan & P cap for the trailer in Canada✋
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) June 2, 2019