O diretor de arte Glenn Israel, que trabalhou na série Halo por 17 anos, deixou o Halo Studios de forma pouco amistosa.
Israel, que ingressou na Bungie 2008 e seguiu na equipe de Halo através do 343 Industries e Halo Studios, trabalhou como artista conceitual e artista conceitual sênior em vários jogos da série, desde Halo 3: ODST. Sua saída foi comunicada pelo LinkedIn em uma mensagem que deixa claro o desgosto do artista com o estado atual do estúdio.
“A partir de hoje e após 17 longos anos, oficialmente não estou mais contribuindo para o universo Halo”, escreveu Israel. “Não há muito mais que eu possa dizer por enquanto, embora pretenda compartilhar esta história em particular na íntegra quando for absolutamente seguro fazê-lo no ano que vem. Enquanto isso, tenho uma mensagem para todos que precisam ouvi-la”.
“Sei que a situação do nosso setor parece terrível, mas nunca se esqueça de que você é livre para escolher. Nenhuma ilusão de segurança, nem promessa de riqueza, fama ou poder vale a pena abrir mão de sua saúde, sua dignidade, sua ética ou seus valores – e ninguém pode forçá-lo a isso. Mantenha-se forte, colete provas quando necessário e encontre seu lugar”
A mensagem sugere que Israel está preso a alguma cláusula contratual que o impede de comentar sobre a situação até algum momento de 2026.
O Halo Studios, que é a nova versão do 343 Industries, pretende apresentar os futuros projetos da série Halo em um painel em 24 de outubro, durante o Campeonato Mundial de Halo. Um desses projetos é um novo Halo desenvolvido no Unreal Engine 5.