O ex-chefe da franquia Assassin’s Creed, Marc-Alexis Côté, veio a público para esclarecer as circunstâncias da sua saída da Ubisoft, afirmando que não pediu demissão, mas foi “convidado a se afastar” pela empresa onde trabalhou por quase duas décadas.
A notícia da saída de Côté surgiu no início desta semana, coincidindo com a criação da Vantage Studios, uma nova subsidiária da Ubisoft em parceria com a Tencent, que passará a supervisionar as maiores franquias da empresa, incluindo Assassin’s Creed.
Num e-mail interno enviado aos funcionários, os co-CEOs da Vantage, Charlie Guillemot e Christophe Derennes, afirmaram que Côté havia recebido uma oferta para um cargo de liderança na nova subsidiária, mas recusou e decidiu deixar a Ubisoft.
No entanto, em uma publicação na sua página do LinkedIn, Côté apresentou uma versão diferente dos acontecimentos, explicando que a sua saída não foi uma escolha própria.
“Das mensagens de colegas, amigos e fãs, um tema recorrente surgiu e sinto a necessidade de esclarecer”, escreveu Côté. “Muitos de vocês expressaram surpresa por eu ter escolhido deixar Assassin’s Creed depois de tantos anos, especialmente dada a paixão que ainda tenho pela série”.
Ele continuou: “A verdade é simples: eu não fiz essa escolha. A Ubisoft decidiu transferir a liderança da franquia Assassin’s Creed para alguém mais próximo da sua nova estrutura organizacional”.
Côté também abordou a oferta de um novo cargo, indicando que não era equivalente à sua posição anterior. “Uma posição diferente foi mencionada, mas não tinha o mesmo escopo, mandato ou continuidade com o trabalho que me foi confiado nos últimos anos”.
Enfatizando que não saiu voluntariamente, Côté foi categórico. “Quero deixar claro que não guardo ressentimento”, afirmou. “Mas também devo às minhas equipes, passadas e presentes, dizer isto abertamente – eu não abandonei o barco. Permaneci no meu posto até que a Ubisoft me pediu para me afastar”.
Comparando a sua função à de um capitão de uma nave espacial, inspirado por Star Trek, Côté acrescentou: “Passei a me ver como o capitão da nave de Assassin’s Creed, alguém que só parte quando todas as almas a bordo estão seguras. E foi exatamente isso que fiz durante todo o tempo que pude”.
No e-mail original para a equipe, Guillemot e Derennes disseram estar “desapontados” com a decisão de Côté, mas que “entendem e respeitam que MAC [Marc-Alexis Côté] tinha as suas próprias expectativas e prioridades” em relação à criação da Vantage Studios.