O estúdio Sandfall Interactive, responsável pelo sucesso de Clair Obscur: Expedition 33, não está comprometido em repetir a mesma fórmula em seu próximo projeto. Em entrevista ao Washington Post, o diretor criativo Guillaume Broche afirmou que, apesar das mais de 5 milhões de cópias vendidas, o futuro da desenvolvedora pode seguir caminhos diferentes em termos de gênero, estilo artístico e narrativa.
“Não queremos ser limitados por história, estilo de arte ou gameplay no que decidirmos fazer a seguir”, disse Broche. “Só queremos que seja algo autêntico e feito com amor”. O diretor ressaltou que ainda é cedo para confirmar a direção criativa deste novo jogo, embora não esconda que Clair Obscur foi influenciado pelo design japonês, como o sistema de parry inspirado em Devil May Cry e os RPGs da série Mario & Luigi.
Após o sucesso com seu jogo de estreia, Broche e sua equipe passaram três semanas visitando estúdios de games no Japão, Coreia do Sul e China, onde encontraram figuras lendárias como Yoshinori Kitase, responsável por clássicos como Final Fantasy e Chrono Trigger. “Eu pessoalmente conheci praticamente todos os meus heróis”, contou o diretor, hoje com 33 anos. Entre eles estava também Hideo Kojima, criador da série Metal Gear e pioneiro na forma de contar histórias nos videogames. Broche destacou que ver a paixão e o interesse desses criadores em seu trabalho foi “uma grande honra”.
Enquanto isso, o estúdio prepara uma grande atualização gratuita para Clair Obscur, que Broche diz não ser um expansão tradicional, mas um presente aos jogadores e uma forma de agradecer a eles pelo apoio. O conteúdo, ainda sem data de lançamento, incluirá um novo cenário explorável, encontros inéditos com inimigos, batalhas adicionais contra chefes, novos trajes e outras surpresas. “Não chega a ser uma expansão completa, mas é o que chamamos de uma atualização de agradecimento”, explicou o diretor de Clair Obscur.