Principal responsável pelo fiasco de Concord, o diretor Ryan Ellis deixou o cargo na semana passada, enquanto o estúdio Firewalk espera pela decisão da Sony sobre seu futuro.
Ellis, que foi diretor criativo de Destiny 2 na Bungie antes de fundar o Firewalk Studios, anunciou à equipe que estava deixando o cargo uma semana após a Sony encerrar a venda e os servidores de Concord. Ele continua no estúdio num papel de suporte, mas, assim como todo o resto das cerca de 150 a 170 pessoas empregadas no estúdio, está aguardando a decisão da Sony sobre a continuidade do Firewalk com um novo projeto ou mesmo o encerramento do estúdio, de acordo com fontes ouvidas pelo site Kotaku.
“Ryan acreditava profundamente naquele projeto e em unir os jogadores por meio da alegria nele”, disse um ex-desenvolvedor. “Independentemente de haver coisas que poderiam ter sido feitas de forma diferente durante o desenvolvimento… ele é um bom ser humano e cheio de coração”.
Fontes do estúdio também disseram ao site que Ellis ficou muito emocionado para falar em alguns momentos durante uma reunião logo após o lançamento de Concord, quando ficou claro que o jogo havia fracassado.
O Firewalk havia planejava ao menos três temporadas para Concord, além de cenas de corte semanais contando a história do mundo e dos personagens do jogo. Porém, a falta de interesse do público pelo jogo foi tamanha que a Sony tomou a decisão radical de encerrá-lo após apenas duas semanas de disponibilidade.
Embora haja especulações sobre a possibilidade de Concord ser relançado um dia como um jogo gratuito, o tamanho do vexame e a decisão rápida da Sony em encerrar o jogo dão a impressão de que a empresa quer esquecê-lo definitivamente.
Fontes ligadas ao estúdio disseram ao Kotaku que eles estão pessimistas de que o Concord retornará, e alguns foram convidados e discutir novos projetos totalmente diferentes, caso a Sony decida manter o estúdio e dar a chance de uma segunda tentativa à equipe. Outra alternativa seria usar o estúdio como equipe de suporte a outros projetos de estúdios do PlayStation. O site acrescenta que alguns desenvolvedores já estão procurando continuar suas carreiras em outras empresas, enquanto outros estão esperando para ver como será um possível pacote de indenização antes de decidir o que fazer.