O diretor de Monster Hunter Wilds, Yuya Tokuda, pediu que os fãs antigos que reclamaram da baixa dificuldade do jogo voltem a experimentá-lo após as mudanças recentes, que incluíram novas missões mais difíceis.
Em uma sessão de perguntas e respostas com a imprensa durante o PlayStation Partner Awards 2025 Japan Asia, realizado na quarta-feira, Tokuda admitiu que sua equipe quis tornar Monster Hunter Wilds mais acessível para iniciantes, mas reconhece que isso pode ter prejudicado os fãs experientes da série, que acharam o jogo fácil demais.
“Analisamos em que tipo de situações os iniciantes ficavam presos, incluindo em Monster Hunter: World”, explicou Tokuda no evento acompanhado pelo IGN. “Trabalhamos nesses pontos para facilitar a superação de obstáculos para novos jogadores, como alcançar certos monstros ou fabricar certos tipos de armadura”.
“Além disso, tentamos adotar o máximo possível de novos elementos que sejam benéficos tanto para iniciantes quanto para jogadores veteranos, como o Modo Foco. Desta vez, como resultado de tornar o jogo fácil de zerar até mesmo para novos jogadores e para aqueles que não conseguiram terminá-lo antes, acho que a curva de dificuldade ficou um pouco fraca para os jogadores veteranos”, admitiu o diretor.
Tokuda disse que a equipe de desenvolvimento de Monster Hunter Wilds tem tentado remediar isso desde o lançamento do jogo, adicionando mecânicas mais desafiadoras em cada atualização de conteúdo.
O diretor então mandou um recado aos fãs que abandonaram o jogo e voltaram aos antigos Monster Hunter World e Rise: “Se você zerou o jogo logo após o lançamento e parou de jogar, eu agradeceria se você pudesse retomá-lo”.
Monster Hunter Wilds teve um lançamento excepcional, batendo o recorde de vendas de um jogo da Capcom com 10 milhões de cópias comercializadas no primeiro mês. Porém, o entusiasmo inicial com o jogo deu lugar às críticas — a maioria relacionada a problemas técnicos na versão para PC e à baixa dificuldade do jogo — e tanto as vendas como o engajamento dos jogadores diminuíram nas semanas seguintes. No trimestre seguinte ao lançamento, Wilds vendeu apenas 447 mil unidades e no último trimestre, encerrado em 30 de setembro, a Capcom contabilizou apenas 160.000 unidades a mais. O mal desempenho do jogo tem sido apontado como a principal causa de uma queda de 15% no preço das ações da Capcom nos últimos seis meses.
O trabalho da Capcom em Monster Hunter Wilds continuará. O plano da produtora envolve o lançamento de atualizações de conteúdo, DLCs cosméticos e foco no balanceamento e correção do jogo, com forte ênfase no engajamento contínuo da comunidade. Embora o roteiro de longo prazo exato não seja totalmente público, as atualizações programadas incluirão novos monstros, missões de evento, festivais sazonais e possíveis colaborações com outros títulos da Capcom. Outro foco importante é abordar problemas técnicos e avaliações negativas da versão para PC por meio de patches e um plano geral para melhorar o balanceamento de armas.