O diretor técnico da Kojima Productions, Akio Sakamoto, não está muito impressionado com o hardware do PlayStation 5, que ele considera um incremento não muito grande em relação à geração anterior.
Falando à revisa Edge, Sakamoto comentou que a transição do PS4 para o PS5 “não é tão boa”, mas tornou o desenvolvimento “mais eficiente”. A maior diferença para ele foi sentida na velocidade de carregamento de dados pelo SSD.
“A melhoria mais óbvia do ponto de vista tecnológico é a redução nos tempos de carregamento, mas, para ser honesto, a diferença entre os dois sistemas de hardware não é tão grande”, disse o diretor técnico. “É mais um caso de que no PS5 existem maneiras mais eficientes de atingir objetivos semelhantes”.
“Dito isso, nossos artistas estão menos limitados para criar o mundo, sem ter que inventar soluções alternativas para as fases. Mas é claro que essa liberdade teve efeitos colaterais e desafios técnicos para os programadores. De certa forma, criou-se um ambiente em que os artistas estão fora de controle”.
A opinião de Sakamoto explica por que não vimos até agora uma grande diferença nos gráficos em relação ao PlayStation 4, sendo que em muitos casos o novo console proporcionou apenas gráficos em resolução maior e a 60 quadros por segundo.
Opinião parecida foi manifestada no ano passado pelo ex-chefe do PlayStation, Shawn Layden, que disse que “não veremos outro salto de desempenho do PS1 para o PS2”, mas estamos nos aproximando de “um ponto em que o console se tornará irrelevante”.
“Estamos em um ponto em que a curva de inovação em hardware está começando a estagnar, ou atingir o pico”, disse Layden na ocasião. “Ao mesmo tempo, a comoditização do silício significa que, quando você abre um Xbox ou PlayStation, é praticamente o mesmo chipset. Tudo é construído pela AMD. Cada empresa tem seu próprio sistema operacional e segredo proprietário, mas, em essência, [é o mesmo]. Acho que estamos bem próximos da especificação final do que um console poderia ser”.
Death Stranding 2: On the Beach, jogo feito por Sakamoto e que tende a explorar melhor o potencial do PlayStation 5, tem lançamento marcado para 26 de junho.