A diretora de Avowed explicou por que o jogo não dará a opção de relacionamento romântico entre os personagens, contrariando a tendência dos RPGs modernos.
Enquanto jogos como Cyberpunk 2077 e mais recentemente Baldur’s Gate 3 capricharam nas relações íntimas entre os personagens, permitindo várias combinações românticas, Avowed não quer saber de namoro e ficará só na amizade. E tal qual na vida real, um relacionamento no virtual exige dedicação e dá trabalho – neste caso para os desenvolvedores -, como explica a diretora do RPG, Carrie Patel.
“[O romance] funciona muito bem em alguns jogos. Mas dá muito trabalho”, justificou Patel em entrevista ao site Games Radar. “Você quer ter certeza de que está fazendo certo. E parte disso é também você querer ter certeza de que um jogador que opta por não ter um romance, mas ainda quer ter um relacionamento muito profundo com esses companheiros, tenha uma experiência tão completa e significativa em um caminho de amizade ou aliado quanto se eles tivessem um caminho de romance. E então sentimos que poderíamos contar melhor as histórias de nossos companheiros e os relacionamentos de nossos jogadores com eles sem a opção de romance. Com os quatro companheiros, queríamos que todos tivessem papéis importantes na história, diferentes papéis de grupo, diferentes personalidades e maneiras de se complementarem e deixá-los contar a história das Terras Vivas para o jogador”.
Patel acrescentou que outro empecilho para os romances é que um dos quatro companheiros que o jogador terá na aventura já está noivo de outra pessoa.
“Não é uma história que eu acho que você costuma ver em muitos jogos com um membro do grupo viajando com você, então uma coisa que os jogadores realmente explorarão aqui é como ela navega tendo seu coração em um lugar enquanto sabe que ela realmente precisa estar aqui”.
Avowed será lançado em 18 de fevereiro de 2025 para PC e Xbox Series X|S.