Novas informações e imagens conceituais de Perfect Dark apareceram online dois meses após a Microsoft anunciar o cancelamento do jogo e o fim do estúdio The Initiative, autor do projeto.
O cancelamento do reboot de Perfect Dark foi um choque para muitos fãs da Xbox, principalmente porque o jogo já parecia estar em estágio avançado de desenvolvimento, tendo inclusive sua jogabilidade apresentada um ano antes na conferência anual do Xbox. Agora, o site Mp1st obteve um documento interno de desenvolvimento que dá uma noção melhor dos cenários e jogabilidade que o The Initiative planejava.
De acordo com os documentos, Perfect Dark estava longe de ser concluído, pois em abril de 2025 o The Initiative e o Crystal Dynamics, estúdio contratado para colaborar com o desenvolvimento, ainda estavam trabalhando na primeira “fatia vertical”. Em outras palavras, os desenvolvedores ainda não tinham sequer uma fase completa jogável, apesar do vídeo apresentado dois meses mais tarde dar uma impressão diferente.
O documento também revela que Perfect Dark adotaria um formato episódico, já que os esboços preliminares em Cairo são chamados de “Temporada 1”.
Um detalhe da jogabilidade revelado entre as imagens conceituais revela a existência de uma barra de “adrenalina”, que seria consumida por diferentes habilidades. “[Joanna Dark] poderia se curar, aumentar o dano causado aos inimigos ou reduzir o dano recebido. Ela também poderia desacelerar o tempo para desviar de balas, mirar com mais precisão ou até mesmo se mover mais rápido”, revela o documento. Matar vários inimigos em um curto período de tempo teria a capacidade de prolongar esse efeito de desaceleração, com a possibilidade de ativar animações especiais de execução. A descarga de adrenalina, portanto, seria usada principalmente em combate, mas o projeto também deveria incluir fases furtivas usando dispositivos, como o sintetizador de voz visto no trailer.
Após seu cancelamento, Perfect Dark foi oferecido para a Take-Two, de acordo com relatos anteriores da Bloomberg. Mas a Microsoft e a Take-Two não chegaram a um acordo sobre a propriedade da franquia.