A E3 2020 foi oficialmente cancelada, confirmando os rumores que circularam ontem à noite. Hoje, a Entertainment Software Association (ESA) divulgou uma nota sobre a decisão de desistir do evento deste ano e explicou que está estudando uma forma de fazer “uma experiência” pela internet.
A Microsoft e a Ubisoft já anunciaram que farão eventos pela internet em substituição às suas apresentações que estavam sendo preparadas para a E3.
“Após uma consulta cuidadosa com nossas empresas associadas sobre a saúde e a segurança de todos em nossa indústria – nossos fãs, nossos funcionários, nossos expositores e nossos parceiros E3 de longa data – tomamos a difícil decisão de cancelar o E3 2020, programado para os dias 9 e 11 de junho em Los Angeles”, diz a nota da ESA.
“Após preocupações crescentes e esmagadoras com o vírus COVID-19, sentimos que essa era a melhor maneira de proceder durante uma situação global sem precedentes. Estamos muito desapontados por não podermos realizar este evento para nossos fãs e apoiadores. Mas sabemos que é a decisão certa com base nas informações que temos hoje. Nossa equipe entrará em contato diretamente com expositores e participantes com informações sobre o fornecimento de reembolsos totais”.
“Também estamos explorando opções com nossos membros para coordenar uma experiência online para exibir anúncios e notícias do setor em junho de 2020. As atualizações serão compartilhadas no E3expo.com”.
“Agradecemos a todos que compartilharam suas opiniões sobre a reinvenção da E3 este ano. Estamos ansiosos para trazer a E3 2021 como um evento reimaginado que reúne fãs, mídia e indústria em uma vitrine que celebra a indústria global de videogames”.
Pelo Twitter, o chefe do Xbox, Phil Spencer, informou que a Microsoft ainda pretende promover o Xbox Series X em um evento digital a ser anunciado. Os detalhes virão nas próximas semanas.
A Ubisoft afirmou que apoiou a decisão da ESA e está na mesma situação de estudar uma alternativa online para anunciar suas novidades.
Com o cancelamento, este será o primeiro ano desde a criação da E3 em 1996 que o evento não acontecerá. A feira sempre foi a mais importante da indústria de games, embora nos últimos anos tenha perdido prestígio e apoio de grandes empresas como a Sony, que começaram a ver melhores oportunidades de comunicar com o público por transmissões pela internet.
E3 has always been an important moment for Team Xbox. Given this decision, this year we'll celebrate the next generation of gaming with the @Xbox community and all who love to play via an Xbox digital event. Details on timing and more in the coming weeks https://t.co/xckMKBPf9h
— Phil Spencer (@XboxP3) March 11, 2020