O estúdio espanhol MercurySteam reportou um “desempenho abaixo do esperado” de Blades of Fire, seu mais recente jogo, lançado para consoles e PC na Epic Games Store em maio. O fracasso comercial trouxe um prejuízo de 10 milhões de euros para o grupo Digital Bros, e foi atribuído a “um excesso de lançamentos e consumidores cada vez mais exigentes”.
Prestigiado após criar os excelentes Metroid: Samus Returns e Metroid Dread para a Nintendo, o MercurySteam tentou emplacar uma IP original com Blades of Fire, um RPG de ação inovador, baseado em um sistema de forja que permite ao jogador combinar runas, lâminas e gumes para criar uma arma altamente personalizada. O jogo recebeu críticas mistas, com alguns veículos elogiando sua originalidade e dando notas altas, enquanto outros foram bem críticos, reduzindo a média de avaliações a 71% no agregador Metacritic.
O Digital Bros, grupo proprietário da editora 505 Games, anunciou que agora espera que a receita do seu ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2025 — já projetada para cair em relação ao ano anterior — se contraia ainda mais como consequência do mau desempenho de Blades of Fire e baixas contábeis acima do esperado devido à “persistente incerteza do mercado”.
“O mercado de videogames continua afetado por uma dinâmica competitiva desafiadora, impulsionada por um excesso de oferta de novos lançamentos e consumidores cada vez mais exigentes”, escreveu o Digital Bros. “Essas condições tornam particularmente difícil o lançamento bem-sucedido de novos títulos e o desenvolvimento de modelos de previsão confiáveis capazes de projetar com precisão as vendas e os volumes no lançamento”.
“Isso confirma os desafios enfrentados pela maioria dos concorrentes e concorrentes do setor para atrair consumidores para novos títulos, especialmente quando estes não contam com o apoio de uma marca estabelecida que impulsione uma comunidade fiel de jogadores”.