Em meio a especulações sobre uma possível aquisição, os acionistas da Ubisoft estão avaliando como estruturar uma transação com a chinesa Tencent sem comprometer o controle da família fundadora Guillemot.
Segundo fontes anônimas informaram à Reuters, a família, que detém a maior participação acionária da empresa, está em conversas com a Tencent e outros investidores para um possível buyout que tornaria a Ubisoft uma empresa privada, sem ações negociadas em bolsa.
A Tencent tem manifestado interesse em participar do acordo, mas solicita maior influência nas decisões do conselho, incluindo distribuição de fluxo de caixa. Até o momento, esse pedido não foi aceito pela família Guillemot, que busca manter sua posição de controle sobre a empresa.
“Estamos comprometidos em tomar decisões no melhor interesse de todas as nossas partes interessadas”, disse um porta-voz da Ubisoft à Reuters. “Nesse contexto, como já indicamos, a empresa está revisando todas as suas opções estratégicas”.
A Tencent, por sua vez, estaria avaliando a necessidade de aumentar sua participação para além dos 10% atuais, que ela considera suficiente para manter sua cooperação comercial com a Ubisoft. Fontes sugerem que a Tencent também busca evitar uma aquisição hostil da empresa por outros investidores.
As ações da Ubisoft reagiram positivamente à notícia, subindo até 16% após a publicação da reportagem da Reuters. Apesar disso, a empresa enfrenta uma grande crise desde o começo do ano e suas ações atingiram o menor nível da última década em setembro, após previsões de vendas mais fracas e o adiamento do lançamento de Assassin’s Creed Shadows.
Além disso, nesta semana, a Ubisoft anunciou o encerramento do desenvolvimento de XDefiant, fechando estúdios em São Francisco e Osaka e reduzindo operações em Sydney.
Com 15% das ações da Ubisoft, a família Guillemot é seguida pela Tencent, com cerca de 10%, segundo dados da LSEG. No final de abril, a família detinha 20,5% dos direitos de voto líquidos, enquanto a Tencent possuía 9,2%, de acordo com o relatório anual da Ubisoft.