Comprado pelo Embracer em 2019, na época em que grupo sueco ainda se chamava THQ Nordic, o estúdio alemão Piranha Bytes fechou suas as portas definitivamente em junho, de acordo com fontes do site polonês CD Action.
Embora o Embracer Group não tenha anunciado formalmente o fim do estúdio alemão, a pouca atividade desde o lançamento de seu último jogo, Elex II, em 2022, já indicavam que este seria uma das vítimas da ampla reestruturação no conglomerado. No final do ano passado, o estúdio havia perdido seu diretor criativo, Bjorn Pankratz, que renunciou após 24 anos de serviço, ao que parece devido a diferenças criativas irreconciliáveis dentro da equipe.
Agora, o site CD Action obteve a confirmação que o Piranha Bytes foi encerrado e que a saída de Pankratz foi motivada pela vontade deste de continuar a série Elex, enquanto seus funcionários queriam retornar ao RPG Gothic. O mau desempenho comercial de Elex II deveria ser razão suficiente para o estúdio retomar Gothic, mas ainda pairava a dúvida sobre o potencial do jogo caso não tivesse o azar de ser lançado uma semana depois de Elden Ring em 2022, em uma data que teria sido imposta pelos chefes da Embracer.
O Embracer teria passado os últimos meses tentando encontrar um comprador para o Piranha Bytes, mas apesar de ter sondado duas possíveis interessadas, o negócio não foi adiante e o projeto secreto WIKI6, que aparentemente seria Elex III, foi cancelado.
Apesar do fim do Piranha Bytes, os fãs da série Gothic ainda terão uma oportunidade de reencontrar a série Gothic com o remake do primeiro jogo, desenvolvido pela Alkimia Games, que será lançado no final do ano. Enquanto isso, Pankratz acaba de abrir um novo estúdio independente, Pithead Studio, com sua esposa Jenny (veterana do Piranha Bytes e designer de jogos como Risen 2).