Ameaçada pelos recentes lançamentos de Battlefield 6 e ARC Raiders, a Activision reconheceu que a série Call of Duty está desgastada e precisará entregar mais aos fãs nos próximos anos. Em uma mensagem publicada no site oficial da série, a equipe de Call of Duty prometeu três medidas para tentar reconquistar os fãs, incluindo uma mudança de estratégia que acaba com os lançamentos consecutivos de Modern Warfare e Black Ops.
A fadiga de Call of Duty já era discutida há algum tempo e este ano o desempenho comercial de Call of Duty: Black Ops 7 parece ter ligado o alerta na Activision. Na Europa, as vendas de Black Ops 7 ficaram 63% abaixo das de Battlefield 6, e parte do público ainda descobriu algo novo com o shooter de extração ARC Raiders, outro grande sucesso do segundo semestre de 2025.
Na mensagem aos fãs, a equipe de Call of Duty lembrou que irá oferecer uma semana de experimentação gratuita de Black Ops 7 na próxima semana e afirmou que fará o maior esforço para melhorar Black Ops 7 com novos conteúdos e ajustes nos próximos meses. Mais importante, a estratégia de desenvolvimento da série irá mudar e eles não irão mais lançar títulos “consecutivos” nas mesmas subséries, como Modern Warfare ou Black Ops, na tentativa de fornecer uma experiência mais única a cada novo jogo.
“Vamos impulsionar a inovação de forma significativa, não apenas incremental. Embora não estejamos compartilhando esses planos hoje, esperamos fazê-lo no momento certo”, prometeu a equipe de CoD.
Entre 2019 e 2021, os três estúdios principais (Infinity Ward, Treyarch e Sledgehammer Games) lançaram Modern Warfare, Black Ops Cold War e Vanguard. No entanto, nos últimos quatro anos, a Activision focou ainda mais nas subséries mais populares, lançando Modern Warfare 2 e 3 (da Infinity Ward e Sledgehammer Games, respectivamente), e depois Black Ops 6 e 7, ambos desenvolvidos pela Treyarch (com a ajuda da Raven Software). Em 2026, será a vez da Infinity Ward lançar seu Call of Duty, e em 2027 há rumores de que Sledgehammer lançará uma nova subsérie.