As demissões em massa na Microsoft respingaram no Halo Studios, que estaria enfrentando “tensões” internas, particularmente em relação a um projeto futuro, que está claramente “em crise”, de acordo com um desenvolvedor que conversou em condição de anonimato com o site Engadget.
Pelo menos cinco funcionários da Halo Studios foram demitidos ontem, de acordo com o desenvolvedor. Na manhã de quarta-feira, segundo o Engadget, funcionários da divisão Xbox receberam um e-mail do CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, explicando a “reestruturação organizacional” – um eufemismo para demissões – em diversas divisões da empresa. Os cinco funcionários da Halo Studios afetados pelas demissões foram então convidados para uma reunião com a liderança da organização, esperaram duas horas e foram demitidos via Teams. Os motivos alegados para as demissões são os mesmos: “aumentar a agilidade e a eficiência”.
O desenvolvedor entrevistado pelo Engadget então compartilha sua insatisfação: “Estou pessoalmente furioso que Phil tenha conseguido se gabar em seu e-mail de que este foi o ano mais lucrativo da história do Xbox, enquanto anunciava essas demissões. Eu não sabia exatamente do que deveria me orgulhar”. Ele prossegue dizendo que, em sua opinião, “eles estão fazendo tudo o que podem para substituir o máximo de cargos possível por agentes de IA”.
Em abril passado, durante o Llamacon organizado pela Meta, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que 30% do código da Microsoft agora era escrito por IA. Ao mesmo tempo, a Activision já havia admitido o uso de IA no desenvolvimento de Black Ops 6.
O Halo Studios está atualmente trabalhando em vários jogos, incluindo o próximo título principal da série Halo, enquanto continua a dar suporte a Halo Infinite. No entanto, de acordo com o desenvolvedor entrevistado pelo Engadget, o clima no estúdio é tenso, principalmente em torno de um projeto que está claramente “em crise”: “Não acho que ninguém esteja realmente satisfeito com a qualidade atual do jogo. Tem havido muita tensão e discursos motivacionais tentando mobilizar as equipes para um lançamento”.