Abalado por demissões e cancelamentos de projetos no ano passado, o estúdio People Can Fly finalmente anunciou uma boa notícia e o reencontro com uma franquia que ele conhece bem: o estúdio foi contratado para colaborar com o The Coalition no co-desenvolvimento de Gears of War: E-Day.
Além do momento oportuno, a oportunidade de colaborar com o desenvolvimento de Gears of War: E-Day veio a calhar para o People Can Fly, já que o estúdio está bem familiarizado com a série, tendo sido o principal desenvolvedor de Gears of War: Judgment, além de parceiro de co-desenvolvimento na trilogia lançada para Xbox 360.
O People Can Fly chegou a se tornar, por alguns anos, uma unidade da Epic Games, e foi rebatizado Epic Games Poland antes de recuperar seu nome e independência em junho de 2015. Desde então, o estúdio polonês não teve mais a oportunidade de contar com projetos relacionados à série Gears e estava focado em Outriders em parceria com a Square Enix, bem como alguns projetos de realidade virtual por meio de sua subsidiária Incuvo (Green Hell VR, Bulletstorm VR).
Desde 2023, circulava a notícia de que a Microsoft havia contratado o People Can Fly para um certo “Maverick”. Este codinome, portanto, escondia Gears of War: E-Day, que foi anunciado em junho de 2024. “Colaborar novamente no próximo capítulo desta saga lendária é um privilégio e uma oportunidade emocionante de aprimorar a ação visceral e a narrativa rica que conquistaram os fãs. Estamos profundamente gratos pela confiança e apoio de nossos parceiros nesta aventura”, comentou Sebastian Wojciechowski, CEO da People Can Fly.
Apesar de ter ambições no campo da auto-publicação, o contrato de co-desenvolvimento continua sendo um apoio necessário para um estúdio como o People Can Fly, especialmente porque este encerrou o ano de 2024 no vermelho e incapaz de obter o financiamento necessário para garantir a operação de seus múltiplos projetos. No final do ano, o estúdio foi forçado a demitir 120 funcionários e, como resultado, “Victoria” e “Bifrost”, dois de seus projetos auto-publicados, foram suspensos e reduzidos, respectivamente. Ambos os títulos estavam programados para serem lançados em acesso antecipado em 2026, mas enquanto “Bifrost” segue nos planos, “Victoria” poderá ser definitivamente cancelado caso o estúdio não consiga equilibrar suas contas a tempo.