O estúdio Quantic Dream, criador de Heavy Rain, Beyond, Detroit e Star Wars Eclipse, comentou sobre a situação com sua proprietária NetEase, que encerrou recentemente alguns de seus estúdios e estaria disposta a se desfazer de outras equipes ocidentais.
Em uma declaração publicada no LinkedIn, o CEO da Quantic Dream, Guillaume de Fondaumiere, lamentou as demissões e fechamentos de estúdios da NetEase, mas esclareceu que o Quantic Dream não foi afetado pelos cortes e continua “desenvolvendo nossos projetos em ritmo acelerado”.
Mesmo que eventualmente seja vendido ou mesmo fechado pela NetEase, o Quantic Dream está em uma situação privilegiada. Em 2024 o estúdio teve suas maiores receitas em seus 28 anos de história, impulsionadas pelo “desempenho excepcional” de jogos do seu catálogo, especialmente e Detroit: Become Human, que vendeu mais 2 milhões de cópias no PC e PlayStation, chegando a 11 milhões no total.
“Ficamos profundamente tristes ao saber sobre as recentes demissões e fechamentos de estúdios que afetaram algumas das divisões do grupo NetEase”, escreveu de Fondaumière. “Nossos pensamentos estão com todos os impactados e esperamos sinceramente que eles encontrem novas oportunidades rapidamente. David Cage [co-fundador do estúdio] e eu gostaríamos de expressar nossa gratidão aos fãs e amigos que nos procuraram nos últimos dias sobre o Quantic Dream. Queremos garantir a todos que nossos estúdios em Paris e Montreal não foram afetados”.
O próximo lançamento do Quantic Dream deve ser Star Wars Eclipse, jogo que foi anunciado com um teaser em 2021, mas segue sem data para sair.