Um ex-designer de sistemas de Starfield reconheceu que o jogo ficou aquém de outras produções da Bethesda, como Fallout e Elder Scrolls, devido ao uso de geração procedural e ao fato de que “o espaço é inerentemente chato”.
“Acho que é um bom jogo”, disse Bruce Nesmith, veterano que deixou a Bethesda em 2021, após trabalhar como designer em jogos como Fallout 3, Fallout 4, The Elder Scrolls IV: Oblivion e The Elder Scrolls V: Skyrim, em entrevista ao site FRVR. “Não acho que esteja no mesmo nível dos outros dois, sabe, Fallout ou Skyrim, ou melhor, Elder Scrolls, mas acho que é um bom jogo. Trabalhei nele e tenho orgulho do trabalho que fiz. Tenho orgulho do trabalho que as pessoas que conheci fizeram. Acho que eles fizeram um ótimo jogo”.
Starfield, a primeira propriedade intelectual original da Bethesda em mais de 25 anos, teve recepção pouco entusiasmada da crítica e público, principalmente em comparação com os jogos das séries Fallout e The Elder Scrolls. Nesmith acredita que Starfield foi prejudicado pela alta expectativa criada pela Bethesda e, portanto, “teria sido recebido de forma diferente” se tivesse sido lançado por uma empresa diferente, sem as mesmas expectativas.
Nesmith aponta a geração procedural como o maior problema do jogo. A tecnologia que gera cenários aleatoriamente criou os vários planetas que os jogadores podem explorar, mas foi criticada por evidenciar a vastidão sem nada para fazer que permeia o design de Starfield.
“Sou um grande fã do espaço, sou um astrônomo amador, estou por dentro de tudo isso, muito do trabalho que fiz em Starfield foi com dados astronômicos”, disse Nesmith, “mas o espaço é inerentemente chato. É literalmente descrito como o nada. Então, navegar por ele não é onde está a emoção, na minha opinião”.
“Mas quando os planetas começam a ficar muito parecidos e você começa a não sentir emoção neles, é aí que, para mim, tudo desmorona”, continuou ele. “Também fiquei decepcionado quando, basicamente, o único inimigo sério que você enfrentou foram pessoas… há muitas criaturas alienígenas legais, mas elas são como os lobos em Skyrim. Eles simplesmente estão lá, não contribuem, você não tem a variedade de oponentes sérios que são geradores de histórias”.
Embora já tenham se passado dois anos desde o lançamento de Starfield, a Bethesda aparentemente ainda está trabalhando em mais conteúdo para o jogo. Em setembro, a produtora divulgou um vídeo teaser nas redes sociais com as palavras “Terran Armada”, que pode estar relacionado a um novo DLC.
Em agosto, o produtor Tim Lamb confirmou que a Bethesda estava trabalhando em um novo DLC de história, que incluirá “alguns novos sistemas de jogo e algumas outras pequenas delícias”.
Rumores indicam que este segundo DLC seria lançado em algum momento de 2026, para coincidir com o lançamento de Starfield para PS5.