Passados quase três anos desde o lançamento, o clássico Resident Evil 4 Remake ainda guarda segredos. Um fã esmiuçou o código do jogo no PC e descobriu que a Capcom chegou a criar partes de um prólogo, chamado “Capítulo 0”, mas acabou decidindo não incluir o conteúdo na versão final.
Protagonizado por Ashley Graham, a filha do Presidente dos Estados Unidos que Leon precisa resgatar, o capítulo até teve uma cena incluída em um trailer de 2022, que exibia a donzela correndo na floresta.
Essa seção corresponde ao “Capítulo 0”, uma área jogável com Ashley que ainda existe nos arquivos do jogo, mas está claramente inacabada. Recentemente, os dados do jogo foram extraídos e restaurados, ou melhor, o ambiente foi, revelando uma riqueza de informações: o canal do YouTube Thekempy até realizou uma análise completa, que pode ser vista abaixo.
Nesta seção, os jogadores assumem o papel de Ashley fugindo dos Ganados por uma parte nova da floresta (aproximadamente a área onde Leon encontra um altar onde foi feito um sacrifício). Uma boa visão geral da rota idealizada pela Capcom agora pode ser explorada, com vestígios de interações ambientais, como recursos para encontrar no chão, janelas para escalar e buracos para se espremer. É até possível ver quando os inimigos deveriam atacar, enquanto algumas das anotações preventivas dos desenvolvedores permanecem sem solução.
Como Ashley não tem uma lanterna nesta versão improvisada, o autor do vídeo diz que precisou aumentar o brilho ao máximo para conseguir enxergar. O trecho inédito da mata também está sem muito detalhamento e tem apenas texturas básicas.
No fim das contas, Ashley ganhou sua própria seção jogável dentro do castelo, totalmente focada em fuga, infiltração e terror. É uma mistura que a Capcom pretende repetir com Grace e Leon em Resident Evil Requiem.