Famoso por ser um dos maiores jogadores de Diablo 4 do mundo, e nas horas vagas dono do X, SpaceX, Tesla, Boring Company, xAI e Neuralink, o gamer Elon Musk está sendo questionado por seus feitos mais uma vez. Agora são os jogadores de Path of Exile 2 que desconfiam que o bilionário estaria pagando alguém para jogar por ele e evoluir seu personagem do RPG a níveis altíssimos.
Musk, que programou e lançou o jogo Blastar quando era criança, sempre foi um gamer e particularmente afeito aos RPGs. Sua jornada em Elden Ring, por exemplo, o levou a criar uma das “builds” mais malucas do jogo, e seu vício mais recente em Diablo 4 virou notícia quando seu perfil passou a liderar o ranking dos melhores jogadores do mundo.
Como é possível que alguém que tem 12 filhos, participação ativa no dia a dia de grandes empresas como a Tesla, SpaceX e X, além de liderar a equipe DOGE do governo Trump, ainda acharia tempo para evoluir um personagem de Diablo 4 até alcançar o topo do ranking? Esta questão levou muitos a especularem que Musk poderia ter contratado alguém para jogar por ele, ainda que o próprio seja de fato um entusiasta de Diablo 4 e tenha inclusive jogado ao vivo pela internet em várias ocasiões.
E como se não bastasse o desempenho notável em Diablo 4, Musk ainda teria achado tempo para construir um personagem hardcore nível 95 em Path of Exile 2, jogo que está em acesso antecipado desde o final do ano passado.
E foi justamente uma sessão de Path of Exile 2 que fez com que o público encontrasse evidências de que Musk tem mesmo alguém jogando em seu nome. Ao jogar e transmitir a jornada ao vivo pelo X, o bilionário cometeu algumas gafes que os conhecedores do jogo consideram altamente suspeitas para alguém que diz estar no nível 95.
Os fãs de Path of Exile 2 começaram a desconfiar logo de cara pela maneira como Musk clica no mapa, que não condiz com o comportamento de alguém que investiu o tempo necessário para chegar ao ponto em que chegou. Outros também perceberam algo estranho na aba no jogo, onde Musk especificou o nome “mapa de Elon”, como se outra pessoa estivesse compartilhando aquela conta. Em alguns momentos Musk também clicava em um ponto no mapa que um jogador neste nível reconheceria que não é uma área para onde ele pode ir.
Conforme a transmissão continuava, novas esquisitices saltaram aos olhos dos conhecedores de Path of Exile 2. Por exemplo, Musk se refere a modificadores em um mapa como “coisas”, algo que um jogador de alto nível jamais faria. Também é suspeita a forma pela qual ele reage a coisas corriqueiras do jogo, como se estivesse vendo aquilo pela primeira vez.
A parte mais flagrante, no entanto, é a reação de Musk ao “loot” e seu equipamento. Muitos apontaram que o bilionário deixou evidente que não entende como o equipamento funciona em Path of Exile 2. Apesar de ter alguns dos melhores equipamentos do jogo, Musk reclama sobre sua arma — um dos melhores e mais raros itens do jogo — estar apenas no nível 62, quando na verdade esse número não se refere ao nível do item, mas é uma indicação do nível que o jogador precisa estar para equipá-lo.
Musk também ignora itens raros que apareceram no “loot”, enquanto coletava coisas inúteis, deixou de perceber que sua mana estava drenado, clicando sem rumo por 10 segundos antes de usar um frasco, entrou em mapas com o inventário cheio, tentando pegar mais itens manualmente, apesar de não ter espaço e pareceu confuso sobre o gerenciamento fundamental do inventário em geral.
Para piorar, Musk apareceu online em Path of Exile 2 na semana passada no exato momento em que hospedava um X Space com a candidata do partido alemão AfD. Alguns até alegaram que ouviram alguém sussurrando palavras em chinês enquanto Musk jogava na live.
No entanto, a evidência mais contundente de que Musk provavelmente está usando uma conta compartilhada é que, por mais talentoso e dedicado que ele seja, seria impossível alguém com uma rotina tão movimentada poder evoluir um personagem de Path of Exile 2 ao nível 95, já que isto demanda centenas de horas e dedicação quase que ininterrupta ao jogo.
Muitos também estão questionando os motivos pelos quais Musk teria interesse em se destacar tanto como jogador de videogame, além de angariar ainda mais admiração do público por seus feitos.