Anunciado em 2009 e desaparecido do noticiário há mais de dez anos, o filme de Shadow of the Colossus segue nos planos da Sony e do diretor argentino Andrés Muschietti, escalado para a função em 2014.
Uma atualização sobre o estado do filme veio pelo próprio Muschietti em entrevista à Rádio TU, da Argentina, reportada mais tarde pelo site Reconectados.
“O filme está em desenvolvimento há 10 anos, e agora a possibilidade de fazê-lo se abre”, explicou Muschietti, assegurando que o projeto “não foi abandonado de forma alguma”.
O diretor argentino por trás de filmes como Mama, It e The Flash disse ainda que o roteiro para o filme está pronto e é muito bom, mas falta à produção viabilizar a operação financeira para materializar a película.
“Há fatores que não têm nada a ver com seu hobby e desejo de fazê-lo, mas com o quão popular uma propriedade intelectual como essa é”, disse ele. “Shadow of the Colossus é um jogo cult, mas para fazer um bom filme, há um estúdio que coloca os números e diz quanto vale dar ao diretor 200, 150 ou 100 milhões de dólares. Existem diferentes versões do filme e, obviamente, quero que me dêem 200 milhões, mas esse é outro fator a levar em conta”.
Sendo Shadow of the Colossus um jogo cultuado e não exatamente um blockbuster, do ponto de vista comercial, é mais provável que a produção seja bem longe dos US$ 200 milhões almejados por Muschietti. Como comparação, outra adaptação para PlayStation, Uncharted, teve um orçamento de US$ 120 milhões e neste caso se trata de uma marca mais popular.
Na entrevista, o diretor ainda admitiu não ser um grande gamer, mas diz que jogou Shadow of the Colossus várias vezes e sabe que o jogo é considerado uma obra-prima.