A Sony e o Guerrilla Games confirmara os boatos sobre um Horizon Online e anunciaram Horizon Hunters Gathering, um novo jogo de ação cooperativo ambientado no universo da série símbolo do PlayStation.
Na apresentação do jogo, o diretor do Guerrilla Games, Jan-Bart Van Beek foi cuidadoso e avisou aos fãs do estúdio que eles seguem comprometidos com experiências tradicionais para um jogador, dando um sinal claro de que prevê uma reação negativa do público tradicional ao projeto.
Horizon Hunters Gathering tem estética típica de jogos free to play como Fornite, e uma jogabilidade que também parece muito familiar. O jogo coloca até três participantes no papel de caçadores que devem unir forças contra ameaças mecânicas, combinando o combate técnico característico da franquia com dinâmica de equipe em um formato novo para a série.
Segundo o Guerrilla, o combate é projetado para ser “reativo, profundamente baseado em habilidade e centrado em encontros repetíveis”, incentivando coordenação entre jogadores para sobreviver às investidas das máquinas e explorar as diversas regiões do mundo do jogo.
O jogo apresenta dois modos de destaque já revelados: Machine Incursion, uma missão de alta intensidade onde ondas de máquinas emergem de portais subterrâneos lideradas por um chefe formidável, e Cauldron Descent, um desafio mais longo e fragmentado em múltiplas fases com ambientes que mudam constantemente, misturando combates, exploração e recompensas escondidas. Ambos os modos estarão disponíveis na etapa inicial de testes através de um playtest fechado programado para o final de fevereiro, com inscrições abertas no PlayStation Beta Program.
Além dos modos de combate, os jogadores poderão escolher entre uma variedade de caçadores com estilos de luta distintos — corpo a corpo ou à distância — e atribuir papéis complementares por meio de um sistema de perks inspirado em roguelite, permitindo personalizações que influenciam diretamente a eficácia em missão. Entre as expedições, os jogadores retornam ao “Hunters Gathering”, um hub social vibrante onde é possível preparar equipamentos, personalizar personagens, interagir com outros jogadores e celebrar vitórias antes de enfrentar o próximo desafio.
Enquanto Horizon Hunters Gathering abraça um formato cooperativo e contínuo, o Guerrilla garante que o jogo contém uma campanha narrativa canônica com novos personagens, mistérios e ameaças, expandindo a mitologia estabelecida por Horizon Zero Dawn e Forbidden West.
Horizon Hunters Gathering será lançado para PC e PS5 em data ainda indefinida. A Sony e o Guerrilla Games não informaram se o jogo será gratuito ou vendido como um título “premium”.