O chefe do Naughty Dog, Neil Druckmann, voltou a falar sobre Intergalactic: The Heretic Prophet após a revelação do jogo em um trailer no The Game Awards, em dezembro.
Participando do podcast Creator to Creator da Sony, o diretor criativo e roteirista de The Last of Us se sentou com o diretor e roteirista Alex Garland (28 Days Later, Ex Machina) para uma conversa de mais de 50 minutos relacionada ao processo criativo. No final do encontro, Druckmann falou brevemente sobre Intergalactic: The Heretic Prophet e disse o jogo evocará uma sensação de solidão, enquanto aborda temas potencialmente controversos sobre fé e religião.
Em desenvolvimento há quatro anos, Intergalactic se passa “2.000 anos em um futuro alternativo que divergiu na década de 1980”. O trailer mostra que neste futuro alternativo a Porsche constrói naves espaciais, o CD ainda está em uso e Pet Shop Boys segue fazendo sucesso.
Após Garland se dizer um fã de The Last of Us e afirmar que considera a criação da Naughty Dog uma versão mais sofisticada de seu 28 Days Later, Druckmann comentou que seu próximo projeto, Intergalactic, nasceu do desejo de criar um jogo sobre solidão. Enquanto os jogos do estúdio costumam apresentar duplas (Jak e Daxter, Joel e Ellie, Abby e Lev, Nathan e Sully, Chloe e Nadine), a nova protagonista Jordan deve claramente se preparar para viver uma aventura solitária no planeta Sempiria. “A maioria dos nossos jogos sempre tem um aliado para conversar. Aqui, realmente queremos que você se perca, que se pergunte o que aconteceu aqui, quem são essas pessoas, qual é a história delas”, explicou Druckmann.
Jordan, uma caçadora de recompensas de profissão, se recusará a seguir os conselhos daqueles ao seu redor e irá para Sempiria para rastrear seu alvo, ignorando o fato de que ninguém retornou deste planeta isolado do resto do mundo por 600 anos. A população do planeta em questão é praticante de uma religião que parece ser um elemento central do enredo.
“Então não existe apenas essa linha do tempo da história alternativa, nós fizemos isso – onde a linha do tempo se desvia – essa nova religião se torna bem proeminente e então passamos anos construindo essa religião, desde o profeta original até como ela muda e às vezes se degenera e evolui ao longo de todos esses anos”, disse Druckmann, que já prevê alguma polarização por parte do público.
“Com The Last of Us Part II, tomamos algumas decisões criativas que nos renderam muito ódio. Muitas pessoas adoraram, muitas pessoas odiaram”, comentou o chefe do Naughty Dog.
“A piada é: sabe de uma coisa, vamos fazer algo com que as pessoas se importem menos, vamos fazer um jogo sobre fé e religião”, concluiu o diretor, em tom de brincadeira.
Intergalactic: The Heretic Prophet será lançado para PS5 em data ainda indefinida.