O CEO da IO Interactive (IOI) afirmou que a empresa está reconsiderando sua atuação como editora após o lançamento desastroso de Mindseye.
Para muitos estúdios em crescimento, recorrer à publicação é uma forma de consolidar as finanças e diversificar seu portfólio sem multiplicar as linhas de produção. Esta foi a estratégia seguida, por exemplo, pelo o Quantic Dream, que publicou Lysfanga: The Time Shift Warrior, e o Don’t Nod, que apoiou Koira. Mas para a dinamarquesa IO Interactive, o sonho se transformou em pesadelo na primeira tentativa, com MindsEye sendo lançado em um estado deplorável em junho de 2025.
A ambição do jogo criado pelo estúdio Build a Rocket Boy também não combinou bem com o tamanho da IOI, que não dispunha dos recursos de marketing para lançar um jogo que se posicionava mais como um postulante a novo GTA que um título indie modesto.
Em uma entrevista publicada no IGN, o CEO Hakan Abrak refletiu sobre o lançamento do MindsEye após vários meses de silêncio educado. “Achamos que o Build a Rocket Boy tinha ótimas ideias e um ótimo cenário de mundo, e espero que eles possam mostrar mais no futuro. Só queríamos ajudá-los a distribuir o jogo. Bem, [o lançamento] foi muito difícil, certo? Não era o que eles esperavam, e não é o que nós da IOI Partners esperávamos. Eles estão trabalhando duro para reconquistar a confiança dos jogadores, eles têm muito potencial e conteúdo por vir. Então, espero que eles tenham sucesso com tudo isso”.
Anunciado em outubro de 2024 para apoiar a MindsEye, a divisão de publicação da IOI Partners pode muito bem parar por aí. “Então, a IO Interactive publicará seus próprios jogos internamente. IOI Partners? Isso ainda está para ser visto”.
Abrak parece legitimamente desapontado com a situação de MindsEye, mesmo que, em retrospectiva, pareça difícil não ter previsto a bomba que tinha nas mãos. A IO Interactive já havia se recusado a comentar as interações de Leslie Benzies, ex-produtor de GTA e criador de MindsEye, e outros executivos nas redes sociais, quando esses acusaram as críticas negativas de serem pagas pela concorrência ou alegaram que seu sucesso havia sido sabotado por traidores internos.
O próximo jogo da IOI será 007 First Light, que tem lançamento marcado para 27 de março de 2026 no PC, PS5, Xbox Series X|S e Switch 2.