Mais de 40% do tempo gasto pelos jogadores do PS5 e Xbox Series X|S nos EUA em janeiro foi canalizado para jogos gratuitos de serviço, como GTA Online, Call of Duty: Warzone e Minecraft, de acordo com dados da empresa de análise de mercado Circana.
Os dez jogos de serviço mais populares atualmente atraem mais de 70% do público dos dois consoles, o que explica em parte a atual crise do mercado e a dificuldade das produtoras de conseguirem retorno sobre o investimento em produções AAA.
Segundo Mat Piscatella, diretor executivo e analista da Circana, o gasto total do mercado de videogames dos EUA, o total de jogadores e o total de horas atingiram o pico em 2021 e “o ritmo de lançamento de jogos não diminuiu”. Ou seja, os lançamentos de hoje disputam um número menor de jogadores e principalmente disponibilidade de tempo menor do público.
“Muito depende dos novos produtos que chegam ao mercado este ano para, esperançosamente, combater ou reverter algumas dessas tendências”, comentou Piscatella, lembrando que o Switch 2 e títulos importantes como GTA 6 ainda podem influenciar na equação.
“Costumava ser que os jogadores pulavam de um jogo grande para outro para alguns outros jogos, mas na maioria das vezes eles estavam mudando para algo novo. Que eles compravam. Agora, os jogos de serviço ao vivo sugam muito tempo disponível, e é difícil superar o gratuito se for bom. Então. Aqui estamos”, concluiu o analista da Circana.
No ano passado, um relatório da Newzoo mostrou uma concentração de 80% do tempo total dos jogadores gasto em apenas 66 jogos, sendo que destes, 60% eram títulos antigos, lançados há seis anos ou mais. Quatro dos jogos mais populares, GTA Online, League of Legends, Minecraft e Roblox, estão no mercado há mais de uma década, enquanto Fortnite e PUBG: Battlegrounds já completaram sete anos.
Over 70% of US active PS5/XBS players played at least 1 of the top 10 live service games of the month during January.
More than 40% of all time spent playing on PS5/XBS in the US during January went to those same top 10 live service games.
Source: Circana Player Engagement Tracker
— Mat Piscatella (@matpiscatella.bsky.social) February 25, 2025 at 10:22 PM