A Sony anunciou que os futuros jogos do PlayStation na categoria “live service” serão lançados simultaneamente no PC daqui para a frente.
O novo plano da empresa foi anunciado pelo novo co-CEO do PlayStation, Hermen Hulst, durante uma apresentação de negócios da Sony na noite de quarta-feira. Segundo ele, os lançamentos simultâneos no PC e PlayStation serão limitados aos jogos de serviço ao vivo, enquanto os títulos chamados de “jogos com narrativa para um jogador” seguirão uma estratégia diferente, continuando com períodos de exclusividade do PlayStation.
“Na verdade, estamos trazendo nossos títulos para a plataforma PC e temos aqui uma abordagem dupla. No lado do serviço ao vivo, estamos lançando nossos títulos simultaneamente, dia e noite no PlayStation 5 e PC”, comentou Hulst. “Mas com nossos títulos títulos para um jogador ou baseados em narrativas que são, como você viu na apresentação, a espinha dorsal do que o PlayStation Studios entregou nos últimos anos e em nossa história, adotamos uma abordagem mais estratégica e apresentamos nossas grandes franquias a novos públicos e estamos encontrando novos públicos que potencialmente terão muito interesse em jogar, por exemplo, sequências na plataforma PlayStation”.
“Temos grandes esperanças de que conseguiremos trazer novos jogadores para o PlayStation em geral, mas especificamente para as plataformas PlayStation. Na verdade, o mesmo vale para o trabalho que fazemos para estender nossas grandes propriedades a outras mídias, como séries de televisão e filmes, por exemplo, como vocês viram com The Last of Us na HBO ou Gran Turismo: O filme, que traz novos jogadores em nossas franquias também”.
Se a Sony precisava de uma validação para esta estratégia, o enorme sucesso de Helldivers 2, que foi lançado simultaneamente no PC e PlayStation 5 em fevereiro, certamente ofereceu uma para os jogos de serviço ao vivo. Já para os jogos tradicionais de narrativa, mais um sucesso comercial foi emplacado com Ghost of Tsushima, lançado este mês no PC, que superou o número de usuários de Marvel’s Spider-Man para se tornar o ex-exclusivo do PlayStation de maior sucesso até agora.
A Sony tem vários jogos de serviço ao vivo em desenvolvimento, como Concord, do Firewalk Studios, Marathon, da Bungie, e Fairgame$, do Haven Studios.
Hermen Hulst, soon to be co-CEO of Sony's PlayStation business, addresses day 1 PC releases. Live service games will come day and date on PS5 and PC, but single player narrative games on PC are designed to then entice PC owners to play sequels on a PlayStation console pic.twitter.com/uAO0stlBS6
— Tom Warren (@tomwarren) May 29, 2024