Novos detalhes sobre os motivos que levaram a Ubisoft a adiar o lançamento de Assassin’s Creed Shadows para 2025 vieram à tona pelo jornalista Tom Henderson, do site Insider Gaming. O atraso no jogo envolverá mudanças no muito polêmico personagem Yasuke, mas sua substituição não está sendo considerada.
Embora a decisão da Ubisoft de adiar o jogo faltando menos de dois meses para seu lançamento tenha causado surpresa, depoimentos ouvidos pelo jornalista mencionam que o atraso não apenas era inevitável como já estava sendo demandado pelos desenvolvedores há meses, mas só foi levado a sério quando a direção da Ubisoft foi confrontada pelo fracasso comercial de Star Wars Outlaws.
“Os desenvolvedores têm pressionado por um atraso pela maior parte de alguns meses, o que caiu em ouvidos moucos até o lançamento de Outlaws”, escreveu Henderson.
Oficialmente, a Ubisoft atribuiu o atraso à necessidade de “polir e refinar a experiência” e também ao “aprendizado com o lançamento de Star Wars Outlaws”, deixando claro, embora dito nas entrelinhas, que está preocupada com mais uma recepção morna da crítica e, principalmente, do público ao lançamento.
Sobre a performance comercial de Star Wars Outlaws, que o CEO Yves Guillemot classificou de “mais macias” que o esperado, Henderson trouxe um número mais preciso: o jogo teria acabado de passar de 1 milhão de cópias vendidas, com mais de um mês de disponibilidade. Muito pouco para um jogo AAA em uma franquia do calibre de Star Wars e que teria merecido o maior investimento em marketing da história da Ubisoft.
O desempenho de Outlaws “aparentemente fez soar o alarme na sede”, escreveu o jornalista, “o que não apenas levou à aprovação do adiamento de Assassin’s Creed Shadows para o primeiro trimestre de 2025, mas também a finalmente colocar os jogos de volta no Steam (um pedido que toda equipe da Ubisoft vem pressionando há anos)”.
O adiamento de Assassin’s Creed Shadows permitiria à Ubisoft corrigir problemas que, segundo as fontes de Henderson, vão de polimento geral às “preocupações culturais e históricas da comunidade japonesa”, além de estender um cronograma de desenvolvimento que teria sido muito rigoroso.
“Mas primeiro, deixe-me abordar alguns dos rumores selvagens sobre Yasuke — ele não será removido”, comentou o jornalista. “No entanto, fontes disseram que a equipe tem abordado ativamente muitas das preocupações históricas e culturais, que começaram antes da revelação do jogo após testes de jogo externos e foram aceleradas ainda mais após a revelação inicial do jogo e o feedback em massa. Isso inclui mudar parte da história de Yasuke e como ele é retratado no jogo, consertar detalhes arquitetônicos e garantir que o jogo seja historicamente fundamentado enquanto se encaixa no universo de Assassin’s Creed”.
“Fundamentalmente, porém, esses são problemas que deveriam ter sido detectados internamente antes da revelação do jogo, especialmente devido ao rigoroso processo de aprovação de ativos da Ubisoft. Quanto a como esses problemas passaram despercebidos, me disseram que especialistas históricos foram trazidos para o projeto muito mais tarde do que o normal para um projeto dessa magnitude e que a falta de comunicação entre as equipes e atalhos quando se tratava do processo de aprovação de ativos para cumprir os prazos também estavam em jogo”, explicou Henderson.
“Quanto ao polimento do jogo e problemas com bugs, é bem autoexplicativo. O jogo não está atualmente no estágio que precisa estar para o lançamento, e me disseram que houve alguns ajustes em algumas mecânicas de jogo e elementos que levarão tempo para serem incorporados. Embora alguns desses problemas tenham sido destacados em testes de jogo e análises simuladas recentes, esses são problemas de fim de desenvolvimento que levarão um pouco mais de tempo”.
Ainda segundo o jornalista, as reservas de Assassin’s Creed Shadows na fase de pré-venda não estariam tão boas quanto as de Assassin’s Creed Valhalla em sua época, mas “os números são sólidos e provavelmente aumentarão ainda mais devido ao anúncio de lançamento no Steam”.
Assassin’s Creed Shadows agora tem lançamento previsto para 14 de fevereiro de 2025.