Hideo Kojima voltou a falar sobre seus próximos projetos, OD e Physint, e dessa vez deixou ainda mais claro o quanto está disposto a expandir as fronteiras entre o cinema e os jogos.
Em entrevista ao site Ananweb, o diretor comentou sobre as revelações feitas durante o evento Beyond the Strand, realizado em setembro para celebrar os dez anos da Kojima Productions, e aprofundou algumas das ideias por trás de cada jogo. Sobre OD, seu experimento de horror publicado pela Microsoft, Kojima reforçou que está criando algo completamente novo — “algo que nunca foi jogado antes”, nas palavras dele.
“Não posso dizer exatamente o que será ainda, nem sei se dará certo”, comentou Kojima. “Criamos jogos de furtividade e de entregas que eram diferentes de tudo o que já vimos, mas, em termos de sistema, eram semelhantes a outros jogos. Desta vez, estamos tentando mudar o modelo de serviço completamente, então deve ser um grande desafio. Enchemos o trailer de dicas, então, se você pensar bem, talvez consiga descobrir”.
Quando o assunto muda para Physint, o próximo jogo de ação e espionagem produzido em parceria com a Sony, Kojima assume um tom mais descontraído. Ele brinca dizendo que, por ser um gênero extremamente familiar, poderia desenvolvê-lo “quase dormindo”. Ao mesmo tempo, ressalta que justamente por conhecer tão bem essa fórmula ele sente a necessidade de combatê-la.
“Quanto a Physint, como é um jogo de espionagem, eu praticamente poderia fazê-lo dormindo”, brincou o diretor. “Por exemplo: você tem um soldado que se infiltra, é parado pelo inimigo, é atacado e se esgueira para eliminá-los um por um. Não importa como isso se desenrole, é divertido e fácil de fazer”.
A ambição de Physint, explica ele, é cruzar a linha entre cinema e videogames de um jeito inédito, introduzindo novos “gimmicks” e aproximando ainda mais as duas linguagens. E é aí que surge uma revelação importante: o criador pretende trabalhar não apenas com atores de cinema, mas também com membros de equipes de filmagem no lado produtivo, incorporando profissionais que tradicionalmente não fazem parte do desenvolvimento de jogos. Ele mesmo admite estar curioso sobre como isso vai funcionar na prática.
Kojima também comentou que o mundo está mudando rápido demais, a ponto de certos temas que ele planeja explorar em Physint talvez acabarem se concretizando na vida real antes do jogo ser finalizado.
Anunciado como uma nova IP e como um “jogo de ação e espionagem de próxima geração”, Physint deve levar ainda cinco ou seis anos para ser concluído e lançado no PlayStation 6.