O designer Hideo Kojima surpreendeu seus fãs na manhã desta quinta-feira ao revelar que está fechando seu estúdio instalado em Tóquio há apenas cinco anos. Como de costume, Kojima foi enigmático e não esclareceu se esta é apenas uma mudança de endereço ou parte de um plano maior.
“Hoje é o dia em que nos despedimos da entrada, do corredor do Ludens e da cozinha que é a nossa casa há pouco mais de cinco anos. Muitas lembranças vêm à mente. Adeus”, escreveu Kojima na legenda das fotos, deixando claro que gostava do escritório ultra-moderno, instalado no bairro de Shinagawa, há poucos metros do QG do PlayStation no Japão, e está triste por abandoná-lo.
Imediatamente após a publicação das fotos, os fãs começaram a especular sobre o próximo destino de Kojima e da Kojima Productions. Seria uma volta à Konami? Uma aliança com o Xbox? Quiçá com a Sony? Ou finalmente Kojima admitiria sua relação com o BlueBox Studio?
A hipótese mais provável – e, portanto, mais sem graça – é uma simples mudança de endereço, que poderia ser motivada por uma expansão ou retração do espaço físico da Kojima Productions, uma vez que a pandemia alterou a rotina de trabalho e muitos optaram pelo home office ou trabalho remoto.
Oficialmente, Kojima já disse que está desenvolvendo um novo projeto e recentemente ele publicou fotos de uma seção de captura de movimento em um estúdio da Sony na Califórnia.
Today is the day we say goodbye to the entrance, the Ludens hallway, and the kitchen that have been our home for a little over five years. Many memories come to mind. Farewell ?? pic.twitter.com/TONnpq7JXa
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) March 31, 2022
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) March 31, 2022
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) March 31, 2022