A Krafton e os três fundadores do Unknown Worlds que deixaram o estúdio antes do lançamento de Subnautica 2 até tentaram resolver suas discordâncias longe dos holofotes, mas a relação entre as duas partes desandou de vez agora que detalhes do rompimento vieram a público.
Ontem, uma reportagem da Bloomberg revelou que os fundadores do Unknown Worlds deixaram o estúdio por discordâncias em relação ao adiamento de Subnautica 2 para 2026, o que acarretaria na perda de um bônus de US$ 250 milhões de dólares ao trio, prometido pela Krafton em uma meta de vendas a ser atingida até o final de 2025.
Embora a declaração inicial da Krafton tenha sido cortês, afirmando em particular que a editora coreana “lamentava” as saídas de Charlie Cleveland, Max McGuire e Ted Gill, o tom endureceu desde então. Neste caso de muito dinheiro, a Krafton não tem intenção de ser vista como a vilã e agora quer esclarecer as coisas oferecendo o seu lado da história.
“Com o objetivo de proporcionar aos fãs uma experiência de jogo ainda melhor, adquirimos a Unknown Worlds com total comprometimento com o sucesso futuro de Subnautica. Trabalhamos em estreita colaboração com a liderança do estúdio, que foi essencial para a criação do Subnautica original, para criar um ambiente propício ao sucesso de Subnautica 2”, diz o comunicado da Krafton publicado em destaque na página inicial de seu site.
O restante da declaração se torna mais complexo à medida que se aprofunda nos detalhes financeiros. A Krafton acredita que os três ex-executivos do estúdio “abdicaram de suas responsabilidades”, apesar da quantia exorbitante que receberiam quando seu estúdio foi adquirido por um preço inicial de US$ 500 milhões em outubro de 2021. Somado a isso, havia um earn-out de até US$ 250 milhões, um bônus que reverteria 90% para os executivos se a Unknown Worlds atingisse determinadas metas antes de 2026.
Essas quantias expressivas foram investidas na esperança de que os executivos “demonstrassem liderança e se envolvessem ativamente no desenvolvimento de Subnautica 2”, diz o texto. “No entanto, lamentamos que esses ex-líderes tenham abandonado as responsabilidades que lhes foram confiadas. O lançamento em Acesso Antecipado de Subnautica 2 estava originalmente agendado para o início de 2024, mas esse cronograma foi significativamente adiado. A Krafton fez vários pedidos a Charlie e Max para que reassumissem seus cargos como Diretor de Jogo e Diretor Técnico, respectivamente, mas ambos recusaram”.
A Krafton é particularmente crítica ao principal fundador do estúdio, Charlie Cleveland, que publicou uma longa mensagem na semana passada sem fornecer mais detalhes sobre as circunstâncias de sua saída. No entanto, a editora coreana acredita que Cleveland perdeu o interesse em suas funções para se concentrar em projetos pessoais.
“Em particular, após o fracasso de Moonbreaker, a Krafton pediu a Charlie que se dedicasse integralmente ao desenvolvimento de Subnautica 2. No entanto, em vez de participar do desenvolvimento do jogo, ele preferiu se concentrar em um projeto cinematográfico pessoal. A Krafton acredita que a falta de uma liderança central levou a repetidas confusões na direção do projeto e a grandes atrasos no cronograma geral”.
A Krafton, portanto, lamentou o atraso no desenvolvimento de Subnautica 2, ao mesmo tempo em que assume a decisão de adiar o lançamento do jogo para 2026. A editora coreana insiste na ideia de que Subnautica 2 atualmente está aquém das expectativas de conteúdo e não poupa palavras para demonstrar sua decepção com os líderes do projeto.
“A versão atual do Acesso Antecipado também fica aquém das expectativas de conteúdo. Estamos profundamente decepcionados com a atitude da antiga liderança e, acima de tudo, sentimos um profundo sentimento de traição por não honrarem a confiança que nossos fãs depositaram neles”, diz o texto.
A posição da Krafton está em desacordo com a dos fundadores, que estão convencidos de que o jogo é perfeitamente capaz de estrear comercialmente sem maiores atrasos. De acordo com as informações de Jason Schreier, jornalista da Bloomberg, essa também é a visão da equipe de desenvolvimento. Este ponto é particularmente delicado, visto que há muita subjetividade na determinação de se um jogo está “pronto” para lançamento, ainda mais na área cinzenta do Acesso Antecipado. E, acima de tudo, há muito dinheiro em jogo.
O contrato da Krafton com o Unknown Worlds estipula que 10% do bônus de US$ 250 milhões será pago a aproximadamente 40 funcionários do estúdio, cada um recebendo valores variados, a maioria na faixa de seis dígitos. A gestão anterior também havia prometido que cada funcionário receberia sua parte do acordo (são cerca de 100 no total). Para isso, no entanto, o estúdio tinha que atingir certas metas de desempenho antes de 2026, que aparentemente estão em risco devido ao atraso de Subnautica 2.
Após a Krafton tornar a briga pública, Charlie Cleveland publicou uma resposta no X, dizendo que este é “um momento explosivo e surreal” e ameaçando levar o caso à justiça.
“Continua sendo um momento explosivo e surreal para a equipe e a comunidade de Subnautica. Nada disso é o que queríamos. Mas realmente apreciamos o incrível apoio que recebemos de todos. Significa muito para nós, especialmente agora”, escreveu Cleveland.
“Como escrevi na semana passada, sabemos em nossas almas que o jogo está pronto para Acesso Antecipado – é assim que funcionamos. E gostaríamos muito que vocês o jogassem (os desenvolvedores do jogo torcem por isso). Mas, no momento, não está sob nosso controle.
Agora, entramos com um processo contra a Krafton: os detalhes devem eventualmente se tornar (pelo menos em sua maior parte) públicos – todos vocês merecem a história completa. Processar uma empresa multibilionária de forma dolorosa, pública e possivelmente prolongada certamente não estava na minha lista de desejos. Mas isso precisa ser corrigido. Subnautica tem sido o trabalho da minha vida e eu jamais o abandonaria de bom grado, nem a equipe incrível que se dedicou a ele.
Quanto ao earnout, a ideia de que Max, Ted e eu queríamos ficar com tudo para nós é totalmente falsa. Estou neste setor porque o amo, não por riquezas. Historicamente, sempre dividimos nossos lucros com a equipe e fizemos o mesmo quando vendemos o estúdio. Pode ter certeza de que continuaremos com o earnout/bônus também. Eles merecem por todo o trabalho incrível que fizeram para colocar este ótimo jogo em suas mãos”.
Hello everyone,
It continues to be an explosive and surreal time for the Subnautica team and community. None of this is what we wanted. But we truly appreciate the amazing support we’ve gotten from everyone. It means a lot to us, especially now.
As I wrote last week, we know in…
— Charlie Cleveland (@Flayra) July 11, 2025