O Larian Studios antecipou o lançamento de Baldur’s Gate 3 no PC para o dia 3 de agosto, quase um mês antes da data prevista anteriormente (31 de agosto). Já a versão para PlayStation 5 do RPG foi adiada um pouco e agora sairá no dia 6 de setembro, para bater de frente com Starfield, exclusivo do Xbox Series X|S.
O atras no lançamento de Baldur’s Gate 3 foi justificado pelo diretor do Larian, Michael Douse, pela necessidade de mais tempo de desenvolvimento, e não por uma decisão de marketing.
“Sempre fomos um estúdio que visa lançar no maior número de plataformas possível, em ordem de prontidão”, disse Douse. “Também buscamos a mais alta qualidade possível em todas as plataformas em que lançamos”.
Douse acrescentou que Badur’s Gate 3 rodará a “60 fps no PlayStation 5”, e terá mais de 170 horas de cenas de corte, “mais do que o dobro da duração de Game of Thrones inteiro e mais de três vezes o diálogo de todos os três romances de O Senhor dos Anéis combinados”.
“Alcançar um nível técnico que corresponda às nossas ambições de design parecia o movimento certo, enquanto segurar a versão para PC quando sabíamos que estaríamos prontos parecia o movimento errado em um período de lançamento tão agitado”, comentou o diretor.
Baldur’s Gate 3 incluirá sete protagonistas jogáveis, de 11 raças, com 12 classes e 46 subclasses para escolher. Mais de 600 feitiços e ações também estão incluídos, um incremento substancial ante os 225 feitiços existentes em Divinity: Original Sin 2, o trabalho anterior do Larian.
O Larian também anunciou que fará uma apresentação especial de Baldur’s Gate 3 no 7 de julho, intitulada “Panel from Hell”.