O Larian Studios não criou um DLC para Baldur’s Gate 3, apesar do enorme sucesso do jogo, porque considerou que este tipo de atualização seria “sem graça”.
Falando sobre os mods do jogo em uma conversa com o GameSpot, o chefe do estúdio belga, Swen Vincke, afirmou que eles “não estão no ramo de DLC” porque não consideram esta ideia interessante.
“É sem graça”, disse Vincke, quando perguntado sobre a inexistência de um DLC para um jogo tão popular como Baldur’s Gate 3. “Sério, a resposta honesta é: tentamos estar no ramo de DLC, isso foi discutido com Baldur’s Gate 3, mas simplesmente não há paixão”.
“Quer dizer, jogador feliz, negócio feliz, mas você também precisa ter um desenvolvedor feliz para ter um jogador feliz, e o que estamos fazendo agora deixa os desenvolvedores muito mais felizes”.
“Era isso que deveríamos fazer, certo? Ah, temos um jogo enorme, um grande sucesso, temos que fazer DLCs disso, DLCs daquilo, DLCs dali, DLCs dali, e o dinheiro vai se acumular”, explicou Vincke.
“E nós apenas concordamos e dissemos ‘sim, faremos DLCs’, e então, no momento em que tivemos um tempo para pensar, percebemos: ‘O que vocês estão fazendo?’. Insight progressivo não é algo ruim, então às vezes você segue o caminho errado e então diz ‘ah, dane-se’ e simplesmente muda de rumo, desculpem a expressão, e faz outra coisa”.
Terminado o trabalho em Baldur’s Gate 3, a equipe do Larian decidiu se dedicar a dois novos projetos com suas próprias propriedades intelectuais. O futuro de Baldur’s Gate pertence à Wizards of the Coast, divisão da Hasbro, que ainda não anunciou seus planos para a série, apesar de ter formado um estúdio próprio para cuidar de RPGs recentemente.