A Bungie apresentou o primeiro trailer de jogabilidade de Marathon, a próxima aposta do estúdio — e da Sony — no arriscado mercado de jogos de tiro online.
Se a Sony e a própria Bungie conseguiram tirar algumas lições do fiasco de Concord, estas não incluem dúvidas sobre o modelo de negócios: a aposta será novamente em um produto premium, vendido a um preço ainda indefinido.
Marathon foi descrito como um jogo de “tiro de extração em equipe”, no qual o jogador encarna um mercenário que trocou sua forma humana por uma cápsula biossintética com habilidades e atributos únicos.
As disputas reunirão até 18 participantes em equipes de três, com os jogadores assumindo os papeis de mercenários chamados de Runners. Estes pertencerão a diferentes facções e utilizam cascas cibernéticas para explorar o inóspito Tau Ceti IV, em busca de recursos valiosos deixados para trás durante a evacuação do planeta.
O trailer de jogabilidade revela que a estética será um dos diferenciais de Marathon, com um ambiente altamente colorido e estilizado. No entanto, a jogabilidade em si não parece fugir muito do padrão do gênero “tiro de extração em equipe”. A Bungie demonstra um desejo claro de enriquecer a história de Marathon ao longo das temporadas — um aspecto tão central para o estúdio que a apresentação termina com um trailer cinematográfico dirigido por Alberto Mielgo e seu estúdio Pinkman.tv, conhecido pela série Love, Death & Robots.
No lançamento, Marathon terá três mapas de tamanhos variados. O maior deles poderá acomodar até 18 jogadores — ou seis equipes — mas, independentemente do cenário, cada partida terá duração máxima de trinta minutos, com uma contagem regressiva visível durante o jogo.
Naturalmente, cada personagem contará com habilidades próprias, como escudo, scanner ou invisibilidade. Seis personagens estarão disponíveis na primeira temporada, com novas adições planejadas ao longo dos meses e anos — desde que, claro, Marathon alcance o sucesso esperado.
Um segundo vídeo apresentado detalha melhor o que é um jogo de extração para os iniciantes. Ele também aprofunda as habilidades dos soldados, apresenta mais dos robôs inimigos e mostra os objetivos ligados à coleta de recursos preciosos. Também é explicado que morrer significará perder o equipamento, que poderá ser recuperado por qualquer outro jogador. Isso força o participante a escolher cuidadosamente o que levar para a missão, já que um fracasso pode deixá-lo sem recursos para as próximas tentativas. No entanto, a eliminação não é definitiva: haverá maneiras de retornar à partida. Os mais ousados, inclusive, poderão jogar sozinhos contra equipes completas de três integrantes.
Marathon será lançado em 23 de setembro para PC, PS5 e Xbox Series X|S. Uma fase de testes alfa aberta ao público começará em 23 de abril.