Principal título no lançamento do Switch 2, Mario Kart World começou a ser desenvolvido ainda em 2017 e foi originalmente planejado para o Nintendo Switch 1, revelou hoje o produtor do jogo.
Mario Kart World marca uma grande evolução na série, com inovações como um mundo aberto, corridas para 24 jogadores e condições climáticas dinâmicas. Um título que pretende ser o carro-chefe do Switch 2, mas talvez teria agraciado os usuários do Switch 1 anos atrás, caso o relançamento de Mario Kart 8 Deluxe não tivesse feito tanto sucesso.
Em uma longa entrevista publicada no site oficial da Nintendo, Kosuke Yabuki, produtor de Mario Kart World, relembrou a gênese do título e confirmou que o desenvolvimento começou já em 2017. “Durante o desenvolvimento de Mario Kart 8 Deluxe, já estávamos pensando no que queríamos fazer para o próximo jogo Mario Kart e começamos a preparar protótipos em março de 2017. Foi no final daquele ano que começamos oficialmente a trabalhar neste projeto. Senti que em Mario Kart 8 Deluxe havíamos aperfeiçoado a fórmula que vinha sendo seguida até então na série, onde as corridas acontecem em pistas individuais. É por isso que, desta vez, queríamos que a jogabilidade permitisse aos jogadores ter acesso a um mundo maior e, portanto, criamos um mapa como este”.
Em 2020, foi tomada a decisão de mover o desenvolvimento para o Switch 2, para se beneficiar do aumento de poder do console e integrar totalmente os recursos planejados. Essa mudança permitiu elementos como ambientes abertos, corridas enormes com mais participantes e efeitos climáticos complexos que seriam impossíveis de serem alcançados no Switch original.
“Quando estávamos desenvolvendo para o Nintendo Switch, muitas vezes nos preocupávamos em encontrar o equilíbrio entre cronograma e desempenho”, lembra Kenta Sato, Diretor de Programação. “É claro que o desempenho do Switch é suficiente para desenvolver diferentes tipos de jogos, mas se tivéssemos incluído tudo o que queríamos no imenso mundo deste jogo, ele não teria conseguido rodar a 60 fps e teria sofrido com quedas constantes na taxa de quadros. Acho que muitas pessoas na equipe estavam preocupadas e se perguntando se realmente conseguiríamos. Mas depois de decidir lançar o jogo no Switch 2, esperávamos que todas as nossas preocupações desaparecessem de repente. Lembro-me de ficar encantado ao descobrir que seríamos capazes de nos expressar ainda mais do que esperávamos originalmente”.
Mario Kart World estará disponível no Switch 2 a partir de 5 de junho de 2025.