O estúdio sueco Massive Entertainment, conhecido pelas séries Tom Clancy’s The Division e mais recentemente por Star Wars Outlaws e Avatar: Frontiers of Pandora, é o próximo alvo da reestruturação em curso na Ubisoft. Um programa de demissões voluntárias anunciado pelo estúdio no X visa reduzir a folha salarial da empresa e permitir a continuidade da operação com foco em The Division e a tecnologia do motor Snowdrop.
De acordo com o comunicado, o objetivo é “fortalecer o foco” em The Division e nas tecnologias que sustentam seus jogos, como o motor gráfico Snowdrop e a plataforma Ubisoft Connect. Para isso, a empresa está oferecendo aos funcionários elegíveis a oportunidade de deixar o estúdio por meio de um programa de transição de carreira, com apoio financeiro e assistência profissional.
“Como parte da nossa evolução contínua e do planejamento de longo prazo, realinhamos nossas equipes e recursos para reforçar nosso roteiro, garantindo foco contínuo na franquia The Division e nas tecnologias que impulsionam nossos jogos”, afirma o Massive. “Para apoiar essa transição de forma responsável, introduzimos um programa voluntário de transição de carreira, dando aos membros da equipe a oportunidade de dar o próximo passo em seus termos”.
O estúdio destacou que continua comprometido com o futuro da franquia The Division, incluindo os projetos The Division 2, The Division 2: Survivors, The Division Resurgence e The Division 3, que seguem “com força, foco e ambição”.
A medida acontece em meio a uma nova onda de reestruturações dentro da Ubisoft. Horas antes do anúncio da Massive, o estúdio finlandês RedLynx, responsável pela série Trials, revelou um plano que pode resultar na demissão de até 60 funcionários, enquanto muda o foco de desenvolvimento para jogos voltados a “telas pequenas”.
As mudanças ocorrem no mesmo mês em que a Ubisoft lançou a Vantage Studios, subsidiária com participação da Tencent que passa a supervisionar suas três maiores franquias – Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six – com maior autonomia criativa e estratégica.