Microsoft anuncia serviço de streaming xCloud, que permitirá jogos do Xbox em smartphones

A Microsoft anunciou que está entrando no mercado de jogos por streaming com o Project xCloud, um serviço projetado para levar jogos com qualidade de console para dispositivos como smartphones.

O Project xCloud é similar ao PlayStation Now e outros serviços de streaming pela nuvem. Neste caso, a Microsoft estará oferecendo jogos do Xbox One que rodam em qualquer aparelho com conexão à internet, como smartphones.

No momento a Microsoft está testando o serviço com público muito limitado, usando smartphones e tablets emparelhados com controles do Xbox via Bluetooth e com uso de tela tátil, em conexões 4G ou 5G. Testes públicos maiores começarão no ano que vem.

Ao anunciar o serviço, o chefe do Xbox, Phil Spencer, esclareceu que o xCloud não significa o fim do Xbox e é apenas uma alternativa para quem quer jogos sofisticados mas não tem um console.

Segundo rumores, o sucessor do Xbox One poderá vir em dois modelos, sendo um deles o console completo, com hardware de ponta e capaz de rodar jogos localmente, e outro um modelo básico com configuração bem simples, feito para rodar jogos por streaming. Neste caso, a tecnologia do xCloud pode ser a base para o futuro Xbox e uma forma da Microsoft testar a viabilidade do serviço antes de se comprometer com a estratégia de streaming.

TTT