Depois de aumentar drasticamente o preço das assinaturas do Xbox Game Pass, a Microsoft está elevando o preço do kit de desenvolvimento do Xbox, tornando mais caro o processo de desenvolvimento de jogos para o console. O valor do equipamento, utilizado por estúdios para criar e testar títulos nas plataformas Xbox Series X e S, passou de US$ 1.500 para US$ 2.000 — um aumento de 30%.
Em comunicado enviado aos desenvolvedores e obtido pelo site The Verge, a empresa afirmou que “o ajuste reflete desenvolvimentos macroeconômicos” e reforçou seu compromisso em continuar oferecendo “ferramentas e suporte de alta qualidade” para os criadores. A mudança já entrou em vigor e, segundo o The Verge, afeta não apenas os Estados Unidos, mas também estúdios da Europa e de outras regiões.
O aumento no preço do kit de desenvolvimento se soma a uma série de reajustes recentes feitos pela Microsoft. Em outubro, a companhia elevou o preço dos consoles Xbox Series X e S nos Estados Unidos, após ajustes de preço feitos na Europa e outras regiões. Além disso, o serviço de assinatura Xbox Game Pass também ficou mais caro mundialmente, com o plano Ultimate, que dá acesso aos lançamentos “day one”, sendo reajustado em cerca de 50% a mais.